O futebol e a auto-afirmação

Posted on 9 de dezembro de 2009

11


 

No último domingo o time mais querido do Brasil e com a maior torcida do mundo sagrou-se hexacampeão nacional de futebol, o esporte mais popular do mundo. Toda esta festa, consagração e movimentação fazem com que algumas coisas comecem vir à tona. Qual o verdadeiro motivo que leva uma pessoa a torcer para um time? Paixão? Amor? O gosto pelo esporte? O futebol virou apenas mais um meio de auto-afirmação. A pessoa transfere para o time que torce a responsabilidade de assumir uma determinada postura: a de vitória. No time pelo qual torce a pessoa se vê. Ela precisa que o time seja vencedor para que suas derrotas pessoais sejam superficialmente esquecidas tanto por ela como pelos outros e quando isso não ocorre vem a frustração, violência, raiva, ira e tudo o mais que represente a insatisfação.

A transferência do dever ser faz com que o torcedor personalize um clube de futebol como sua própria extensão de identidade. O time é ele, se o time é vencedor ele é vencedor e se o time perde ele se sente perdedor. Nas vitórias do time é que o torcedor se impõe sobre o outro e nas derrotas o outro se impõe sobre ele. O torcedor do time que perdeu se sente perdedor e o medo de não ter algo positivo a mostrar gera a ira, raiva e angústia e como grandes torcidas formam grandes egrégoras o coletivo acaba formando uma grande bomba vibracional que uma hora pode explodir e desandar em atos negativos.

Da mesma forma quando o time vence o torcedor se sente mais feliz, vitorioso, como se o mundo estivesse em suas mãos e como se fosse realmente um deus criador dos céus e da Terra; até esquece que isto não impedirá que as contas venham fim do mês. Na realidade tudo isso é pura ilusão; a realidade é o que é e cada um é o que é. Uma pessoa não é a roupa que veste e também não é o time que torce. Se o time vencer e for campeão isto não torna a pessoa vencedora, da mesma forma que se o time perder isto não a tornará perdedora. Transferir o interno ao externo é um grande erro.

 

Contato:

 

Para ver outras publicações relacionadas ao tema consulte o etiquetado logo abaixo.

Marcado:
Posted in: Rudy Rafael