Avatar – Um velho mundo de clichês e furos

 

Depois de muito tempo sem ir ao cinema resolvi hoje assistir Avatar tanto por envolver ufologia como pelo Cameron mas já durante o filme fui confirmando porque não vale mais à pena ir ao cinema hoje em dia. Já gostei muito de cinema, já cheguei a ser cliente vip do cinema aqui da região tendo um cartão que me dava entrada gratuita com acompanhante e ilimitada por 3 meses mas já faz algum tempo que parei de ir. Toda esta leva infinita de filmes de super-heróis e esse inominável uso de computação gráfica até para quebrar um vaso me fez não ter mais vontade de assistir tudo isso que tem sido lançado. Como a sociedade é cruel com quem não é fã de praia e Sol e não se tem o que fazer resolvi aproveitar a meia entrada que é cobrada nas 3ªas-feiras aqui e ver qualé a do filme e novamente deu pra perceber porque não há mais motivos para continuar frequentando o cinema. Não vou fazer uma sinopse introdutória para o texto pois quem assistiu o filme sabe como é e quem não assistiu não entenderá os comentários.

De começo, já falta explicar o que é um avatar; como funciona a conexão. É mental? Espiritual? Alma? O que? O que acontece se o corpo do controlador sofrer dano? O avatar morre? E se o avatar sofrer dano? O controlador morre? Se isto tivesse sido explicado no começo haveria muito mais emoção da parte de quem assiste. Jake é paralítico e isso foi pouco aproveitado no filme. Se tirar as partes em que ele assume o seu avatar, corre, sente a terra e a em que ele rejeita a ajuda da Grace nada mais resta no filme. Isso poderia ter sido muito melhor aproveitado, ele poderia ter feito algo neste estado, algum tipo de superação onde ele mesmo sem conseguir andar poderia ter feito algo útil à história mas não teve. Esta história de “tecnologia = demônio” e “natureza = Deus” é arroz com feijão demais. Pessoal assistindo Avatar com óculos 3D em mega-metrópoles com som digital, imagem digital e chorando porque os “homens maus usando tecnologia do mau vão destruir a natureza dos etzinhos bonzinhos do bem”? A mesma tecnologia que iria curar Jake e fazê-lo voltar a andar.

Tecnologia não é algo do demônio não, assim como a natureza não é Deus. Tudo é tudo; depende como se usa. Tecnologia bem empregada salva vidas assim como uma planta pode matar uma pessoa. Trudy, a militar, piloto, teve uma das cenas mais estúpidas do filme quando ela ao atacar a árvore dos na´vi abandona a missão e diz “eu não me alistei para isso”. Essa cena deveria ter sido veementemente cortada da edição final pois um militar obedece suas instruções; um militar nunca iria contra a ordem de seu superior (no filme “Brumas de Avalon” o diretor cortou a cena em que o filho de Arthur ao tomar obscuramente o trono do rei manda que seus soldados o prendam e a cena foi cortada justamente porque um soldado nunca desobedece ordens). A cena poderia muito bem ter sido cortada e mandada para os extras nesta parte (“cenas excluídas”) e conseguiram fazer pior ainda quando na volta Jake, Grace e Norm são detidos por terem infringido normas militares e Trudy não. Ela abandonou a missão, não foi detida e foi encarregada de levar comida aos detidos? E a fuga deles? O que eles pretendiam com aquilo? Fugir num helicóptero e tentar uma viagem interplanetária para a Terra ou ir viver com os na´vi?

Quando Jake encontra os na´vi eles dizem que ensinarão coisas a ele e também aprenderão com ele mas por que no filme todo eles não perguntam nada sobre os humanos a Jake? Por que não aprenderam nada com Jake? Jake seguiu a linha de “aprendi a gostar deles” mas no filme todo não aparece Jake interagindo com o povo na´vi. Poderia ter aparecido ele brincando com as crianças, ajudando nos afazeres domésticos, rindo com os guerreiros e etc.; mas toda a interação de Jake foi somente com Neytiri e assim como ele poderia ter aprendido a amar um povo com quem não se relacionou? Esses são apenas alguns dos furos que há no filme, o que não são piores que os clichês. Essa história de “pessoa de mundo diferente que vai a um mundo diferente, aprende a amar este povo e se rebela contra o seu próprio povo” é batida demais. Dança com Lobos fez isto e muito melhor. O discurso de Jake de “nós somos isso” é a la 300. Só faltou gritar “we are Sparta!”.

A frasezinha mixuruca “I see you” não tem carisma, poderia ter sido alguma outra coisa principalmente na linguagem na´vi ou até mesmo um “I fell you”. O “I see you” de Sauron para Aragorn ruleia e infelizmente é o tipo de jogadinha de marketing que vamos ter que engolir por muito tempo nos perfis de orkut e frases de msn da turminha por aí. A conexão dos na´vi com os seres alados e toda esta mística colocada em cima já foi abordada nos grifos de Harry Potter. “Bichinho mauzinho que escolhe homenzinho bonzinho pra sempre”. O discurso de Grace falando sobre a conexão dos na´vi com a natureza e a importância de protegê-la não foi melhor do que os discursos que aparece no final dos episódios do He-man. A idéia de realidade, conexão, mente e outro corpo Matrix fez melhor. Enfim, Avatar é um faroeste cheio dos clichês. Os humanos mauzinhos com seus robôs querendo invadir para conquistar e do outro lado os que protegem a natureza e não tem como combater de forma igual por usarem arcos e flechas. As cenas de ataque dos na´vi em cima de animais, atirando flechas e os humanos atirando é faroeste descarado. Pra terminar, eu fico imaginando o quanto saiu “barato” a música “I see you” (tema do filme) para eles não terem aproveitado em NENHUM momento, nem em instrumental a música. Avatar – um velho mundo de clichês e furos.

 

35 comentários sobre “Avatar – Um velho mundo de clichês e furos

  1. Fernando pessoa disse:

    Pelo visto a autor do escrutínio acima – o post – não conhece NADA de ficção cientifica. A começar, num livro, num filme ou num seriado, nem tudo na Ficção Cientifica precisa e merece ser explicado ou grande parte das mesmas explicações ficam já subentendidas no amago da mídia.

    A começar pelo caso relevante:

    “De começo, já falta explicar o que é um avatar; como funciona a conexão. É mental? Espiritual? Alma? O que? O que acontece se o corpo do controlador sofrer dano? O avatar morre? E se o avatar sofrer dano? O controlador morre?”

    A explicação é implicita, o que leva um Avatar a ter vida é a mente do controlador, isto é, tal qual em Matrix, o que governa aquele corpo, no mundo físico do satélite natural Pandora, é a mente daquele que está deitado naquela cama com vários eletrodos ligados a sua cabeça, e no resto do corpo, onde, no qual, são enviados impulsos nervosos para o Avatar. Se você realmente chegou a ver a parte que eles se deitam dentro daquele pequeno cubículo, poderia ter realmente notado isso. A ligação é meramente mental com os estímulos eletricos do usuário do Avatar e como o filme, por si só, é um cópia e cola de vários outros filmes, a explicação que fosse feita para o mesmo, já seria encontrado em filmes como: “O Passageiro do Futuro, Matrix, 13º Andar, etc…”, que lidam com a virtualidade ou em vários episódios de Jornada nas Estrelas, ou nos antigos quadrinhos da Marvel da década de 90 com o universo Marvel 2099 e assim vai.

    Se na Ficção ficasse tudo explicadinho, qual seria a graça de sabermos que Deckard, do livro “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, que deu base ao filme Blade Runner, o Caçador de Androídes, é um replicante? O autor do livro já deixa no próprio um subentendimento que o personagem realmente o é um replicante, mas nunca teremos certeza, porque não foi posto por A + B que ele é de fato.

    A Ficção Cientifica trata da sutileza – coisa que são os poucos filmes que conseguem fazê-lo com exito – entre o homem e o meio em que vive, no qual, seja no passado do SteamPunk, no presente com ressalvas tecnologicas (FarScape, SG, V), num futuro maravilhoso (Jornada nas Estrelas), numa galáxia distante (Star Wars), num momento incerto na história dos seres (Fundação, Duna, BattleStar Galactica), e, assim, nasce as nuances deste estilo, que se categorizam-se em duas: Ficção Cientifica Hard e a Soft e, no caso geral, Avatar apresenta conceitos da Ficção Cientifica Soft, isto é, voltada para os conceitos sociais sobre seres vivos e seus respectivos convivios sociais, natureza x tecnologica, crenças, ideologias e mais um monte de argumentos que, enfim, não são explorados devidamente no filme, pois Cameron ficou por demais fascinado com a tecnologia CG e deixou a história a olhos vistos.

    Curtir

  2. Vinicius disse:

    Vc é ridiculo, seus argumentos falhos, alme de que pagar meia entrada larga de ser pobre amigo, trabalhe e terás condições, cinema em casa você diz??
    A quantas anda seu mundo, nunca viu TV Digital, LCD, Plasma, TV interativa, a Sky e a Direct Tv tem preços acessiveis que seu ” pais” podem pagar para você.

    Outra jovem amigo, entusiasta da boa cultura você anda lendo spoilers demais, afinal você é formado em que faculadade? Possue algum diploma em Artes visuais?
    Vai ver é por isso que a equipe toda de Cameron é multimilhonaria os filmes são ruins segundo você?
    Deixe-me ver ja assitui a alien, platoon, rambo?? a copa de 1990 no mexico??
    A lembrei você não era nascido, cresça rapaz, ao invez de se enfurnar em um computador, somente regredindo e perdendo a noção do real.
    Valorize o que deve ser valorizado, escutar bon jovi e ser mauzinho não faz de você um homem, e sim suas atitudes de homem fazem você um homem!

    Curtir

  3. oxigenio07 disse:

    Depois dessas críticas aí que só retrata como tu faria o filme tu não merece crédito.
    A não explicação do que acontece com a pessoa quando o avatar morre é justamente o que desperta curiosidade, até surpreendendo muitos quando o avatar morre e o usuário somente acorda. Se fosse explicado que isso aconteceria qual seria a surpresa?
    Superação de deficiente? Cara o filme é criticado por ser clichê e não tem nada mais clichê que essa tua sugestão.
    Agora o mometo de tua maior infelicidade foi a análise da crítica do filme. Cara tu não soube nem captar a crítica do filme. Não tem nada a ver com tecnologia do mal e natureza do bem. E sim com a exploração desumana dos humanos a outras culturas por riquesas.

    Curtir

  4. Victor disse:

    “É mental? Espiritual? Alma? O que? O que acontece se o corpo do controlador sofrer dano? O avatar morre? E se o avatar sofrer dano? O controlador morre? Se isto tivesse sido explicado no começo, haveria muito mais emoção da parte de quem assiste.”

    Veio se vc prestasse atenção direito veria que essas perguntas foram respondidas no filme. (Foda assistir filme e ñ prestar atenção – se quiser te passo link pra baixar o filme e te digo os minutos em que está a explicação de cada coisa)

    A história é bem clichê mesmo, mas ñ deixa de ser boa pois a maneira q foi trabalhada está ótima e a graça do filme ñ está focada na história e sim no cenário bem trabalhado q faz até parecer ser real.

    E eu tive a impressão q acontecia mais coisa com o Jake na tribo dos Na’vi, mas q só mostravam seu relacionamento com a Neytiri.

    Curtir

  5. José Eduardo disse:

    Gostei mto da sua análise do filme e concordo, o filme é realmento péssimo, mto fraco. e ainda temos d escutar pessoas falando maravilhas do filme. Para mim, essa é a prova q para um filme fazer sucesso, basta um grande marketing e propaganda.

    Curtir

  6. LaPetit disse:

    “Tecnologia não é algo do demônio não, assim como a natureza não é Deus. Tudo é tudo, depende como se usa. Tecnologia bem empregada salva vidas, assim como uma planta pode matar uma pessoa.”

    Resolvi ler porque concordei com o título do post, e, apesar de ter discordado em alguns pontos, concordei em muitos e a leitura já valeu apenas pela frase quotada acima… é exatamente isso. Parabéns.

    Curtir

  7. J disse:

    Quem não consegue enxergar além do óbvio é claro que só verá os clichês, não verá os detalhes e sutilezas que fazem toda a diferença. O filme já é claro demais, não tem mais o que ser explicado, se Cameron explicasse mais o filme ficaria mt mastigadinho. Está tudo mt claro em relação a conexão e ligação dos seres. E o filme claramente NÃO É contra a tecnologia, já que o próprio Avatar é fruto de uma tecnologia. Os próprios na’vi usam no final elementos de tecnologia humana, como os comunicadores e Jake e Norm usam metralhadoras. Além da Trudy que usa seu helicóptero contra os militares. O filme é contra o mal uso da tecnologia, é contra o imperialismo, contra o ter lucro a todo custo. A cena da Trudy contrariando as ordens é uma das mais lindas pq mostra que não há uma visão maniqueísta, mesmo dentro da boçalidade e ignorância militar poderão surgir pessoas sensatas. É faroeste? Que bom, pq o faroeste é um dos melhores generos do cinema americano. O filme se sustenta no seu visual e não podemos esperar mais de um filme, já que cinema é a arte da imagem. Como disse Inácio Araujo: “toda a história narrada não é senão um sonho, não é senão cinema: das idéias ao 3D neste filme há cinema por todo lado”. E o 3D é o catalizador de uma nova relação do espectador com a imagem, de um novo tipo de vivência de um novo mundo.

    Avatar é um marco, compará-lo ao primeiro Star Wars não seria exagero. Só o feito de Cameron conseguir fazer personagens em CGI absolutamente convincentes, com presença na tela, com peso, com dramaticidade. Personagens que choram e fazem vc chorar com eles.

    Azar de quem só consegue ver clichês. Sorte de quem é capaz de ver além deles.

    Curtir

  8. newagentertainment disse:

    Sua crítica não tem sentido.
    Tente ver mais detalhes do filme e pare de ficar bitolado em querer criticar algo que voce não gostou pré datadamente. Saiba ver e aceitar. Saiba fazer criticas com sentido e não se deixando levar para o lado egocentrico e do egoismo.

    Curtir

  9. Andre disse:

    Rudy, meu caro, tens todo o direito de não gostar do filme, mas certas criticas que você fez não faz sentido, exemplo
    – o discurso da dra. Grace…. ela é uma cientista e discursou do ponto de vista cientifico sobre algo que nem mesmo ela compreendia direito – logo, não pode ser mesmo o melhor dos discursos.
    – a Trudy se alistou para explorar as riquezas de um novo planeta, não destruí-lo
    – ninguem ordenou Trudy a levar comida para os presos… onde vc viu isso? ela tomou o lugar do outro cara que acabou ajudando eles.
    – a tecnologia não é o demonio da história, mas sim a mente ambiciosa e destruidora dos humanos, é isso o que o povo na’vi queria ensinar aos humanos.
    – A explicação de “I see you” é dada no próprio filme. Uma pequena frase, mesmo pequena, pode ter um grande impacto quando ouvida da maneira correta… exemplo, a palavra “Amem”.
    vou encerrar por aqui, mas as outras coisas que vc criticou tambem tem explicação, sugiro ver o filme outra vez.
    abçs.

    Curtir

  10. Renato Ferreira disse:

    Cara, realmente… o cinema de hoje está medíocre, filme é feito agora para mostrar bichinho na tela e efeitinho especial.

    Esse Pessoal que só assistiu essa nova geração de filmes, acha que o cinema é só efeito especial e não é… Na Minha opnião o cinema morreu em termos de clássicos depois de 1993, com o ultimo clássico sendo Jurassic Park, este claro, envolveu efeitos especiais, mas não focou principalmente neles… focou na história em mostrar realidade, mostrar uma história realmente bem feita.

    Não que não tenham surgidos bons filmes depois de 93… surgiram vários que eu gostei, tais como Forrest Gump, Eu Sou A Lenda e o The Lost World : Jurassic Park…

    Mas, mesmo assim não tem o que os verdadeiros clássicos têm, que é aquela MAGIA de nos fazer acreditar no que está sendo mostrado na tela ou de mexer com nossas mentes e nos envolver com a história apresentada na tela.

    Jurassic Park teve tudo isso, ele uniu todos os pontos fortes dos outros filmes blockbusters do Steven Spielberg que são:

    *A Magia de E.T
    *A Aventura de Indiana Jones
    *E o Suspende se Tubarão

    Voltando ao Avatar, esse filme serve até para entreter… por causa das cenas de ação e das imagens “bonitas”, mas é um filme que tu assiste e acaba ali, não se envolve com a história.

    Pronto, disse minha opnião…

    Curtir

    1. Andre disse:

      discordo, não acho que o cinema acabou
      existem filmes para todos os gostos e estilos, é só procurar.
      e procure também pelo cinema europeu e chinês, você encontrará boas histórias. Até mesmo os nacionais tem boas opções.
      A verdade é que muita gente fica presa ao que é sucesso e esquece do restante.
      abçs.

      Curtir

  11. Mia disse:

    Ai..Gente,vamos parar com essa discussão toda,o Rudy colocou aqui o que ele achava,embora eu não concorde em parte,mas o blog é dele,e se não fosse também..quem ia ligar?Cada um tem direito a opinião,e a dele foi essa!
    Ele já tá comunicando todas essas ”falhas” do filme ao Cameron,e com certeza tudo será resolvido quando na continuação(se tiver),o Cameron o chamar para nova direção.
    É só esperarem,que em 201…eu não sei direito o ano,virá aos cinemas de todo o mundo o filme perfeito,na direção de RudyRafael!

    Curtir

  12. Arthur disse:

    Concordo com o Marco.
    Eu já respondi um texto grande em uma comunidade em que você postou essa crítica.
    Acho que você está vendo o filme de um ponto de vista exclusivamente técnico e ta deixando muita coisa importante passar. E aí ta chamando de erro e de clichê o que não entendeu ou só conseguiu ver superficialmente.

    Curtir

  13. Guilherme Cruz disse:

    Ao sair da sala tive as mesmas reflexões. O filme até me entreteu pela ação e pelo visual, mas me deixou claro que qualquer coisa no cinema atual nada mais é do que uma mistura de tudo o que já foi feito. Quanto mais elementos “infalíveis” forem colocados num filme, melhor para a renda final. Pocahontas, Dança com Lobos, O Último Samurai, ou até o Surrogates, que esteve em cartaz há alguns meses.

    Curtir

  14. rodfisher disse:

    “não vale mais à pena ir ao cinema hoje em dia.”
    Parei aqui, cara. Já deu pra ver que de cinema tu não entende nada, logo, não tem capacidade de analisar um filme.

    Curtir

  15. Credhic disse:

    O visual e a tecnologia do filme poderiam ter sido melhor aproveitados isso é inegável.

    Outra bomba é que o heroi passa o filme inteiro para no final fazer o que os Na’Vi queriam fazer desde o começo, guerrear, mas com a diferença que ele é fodão, americano, e faz o sorrizinho-esperto-da-Dreamworks(R).

    Mas você há de concordar comigo, nos trailers assisti “remember me” e “o ladrão de raios” (o livro é interessante mas claramente foi destruído pelo filme). Avatar dá de 10 nesses aí.

    Filme atuais? Baixe DVDs, e assista pulando.

    Curtir

  16. Marco disse:

    Desculpe, mas o filme não quis mostrar a tecnologia como um demônio, mas sim o ser humano, coisa que já estamos cansados de saber pois REALMENTE somos demônios quando a ganância supera a razão.
    Matança de animais e destruição da natureza por causa de minérios preciosos. Esse pode até ser um clichê no cinema, mas infelizmente é uma realidade para a qual não deveríamos dar as costas, e Cameron nos tentou passar essa mensagem.
    Agora, se eu entendi errado o propósito do filme, pelo menos captei essa mensagem boa. E se pelo menos 50% das pessoas que assistiram o filme saíram do cinema com essa mesma impressão, qual seria o problema?
    Não desmereço sua resenha e sei que sua experiência com filmes é muito mais vasta que a minha, mas acho que nem todos os clichês são ruins.

    Curtir

  17. snoozart disse:

    Eu tava querendo ir ver, depois dessa nem vo mais.
    Hoje em dia o cinema tá morto, concerteza pro enterro só ta faltando o prince of persia (2010)… a Disney tá tentando fazer um novo piratas do caribe em cima do prince of persia.

    Curtir

  18. Jack Bauer disse:

    parei no “assim como a natureza não é Deus”….

    filme foi mto bom..
    como voce mesmo disse, faz mto tempo que voce não vai a um cinema, o que o fez perder a noção de como a arte visual tem sido trabalhada nos ultimos tempos.
    o som, os efeitos visuais… tudo isso muda muito com o tempo, e não levar em consideraçao que “Avatar” apresentou tudo isso muito bem não condiz com a realidade q foi o filme.
    o filme deve sim ser visto! vale a pena a história, e o filme consegue te empolgar no cinema!
    como todo filme… ele possui falhas… mas os méritos da produçao sao muitos maiores que as criticas a serem feitas.

    Curtir

  19. Dexter disse:

    hUAHuhsuhauhSUHuAHAa
    caramba cara, voce ta recebendo por postar critica? senta na poltrona e relaxa, aposto que ficou tao ligado na critica que nem viu os pontos positivos do filme xP
    abraços

    Curtir

Deixe um comentário