Porque o Brasil deve parar pra ver a Copa

Posted on 4 de maio de 2010

9


Mesmo os que não acompanham a paixão nacional do esporte inglês acabam se rendendo ao clima da copa e não poderia ser diferente. Tirando os desastres naturais nada une mais as pessoas em nossa era do que o esporte e que veio justamente pra substituir as guerras. Não existe inércia e não dá pra querer adestrar o povo pra ficar zen budista só cantarolando aum. O espírito bélico e de atividade do homem precisa ser satisfeito e qualquer um que tenha o tico e teco na amizade vai preferir um estádio lotado de gente vendo 22 malucos correndo atrás de uma bola do que um enfiando a faca na pança do outro. O negócio é este, amigão: futebol ou guerra? O que tu prefere?

O futebol une as pessoas e o clima de copa do mundo é de conexão. É um dos poucos tempos no planeta em que as nações se unem e todos são um só. Não existe mais o pobre, o rico, o branco, o negro, o hetero, o homo, são todos brasileiros e unidos numa só fé: a de torcer pela amarelinha  e nenhum chororô procrastinador de barganhas mentais berrentas de “o Brasil só é patriota na copa” e  “o futebol aliena” vai ser maior que os resultados positivos do negócio. Se é por 1 ou 30 dias que as pessoas se unem é o que importa. É melhor 1 dia da garotada reunida por um bem comum do que nenhum, capice? O pessoal da massa cinzenta bem nutrida sabe que a tão sonhada fraternidade mundial não vem de uma hora pra outra e que estas coisas precisam ser trabalhadas pouco a pouco pra turma ir pegando as manhas.

Tem gente que acha feio o país parar pra ver um jogo na copa como se a população brazuca fosse defenestrar todo o país por parar ali duas horinhas em no máximo 7 vezes a cada 4 anos ao ver uma pelada. Toda esta lenga-lenga não passa de pura opção de como ver as coisas. A mente trabalha por escolhas. Uma folha branca com um ponto escuro pode ter diferentes visões para diferentes pessoas. Uns vêem a folha branca e outros malucos só vêem o ponto escuro. O mesmo ocorre com os pauses na copa. Choram que o país vai deixar de produzir bens pegáveis mas esquecem da construção dos valores impegáveis. Se esquecem que a copa é o único momento em que toda uma nação para no mesmo tempo para o mesmo propósito.

Quantas famílias se reúnem para ver os jogos dos países durante a copa? Famílias, amigos, vizinhos e colegas. No mundo todo, em todo canto, tem gente unida na telinha ali torcendo numa fé só. Gente que não se via há tempos acaba se encontrando, família que não se encontra pra ver o peru do Natal se reúne pra ver peru na copa. Amigos em bares, restaurantes, casas e apartamentos. Todo lugar tem povo junto e misturado e isso nem o Mastercard e o Visa conseguem comprar. É ou não é uma boa utilizar a manha do futebol  pra unir o povo? É melhor para o mundo que famílias, amigos, colegas e vizinhos se reúnam para ver o jogo ou que fique cada um seu canto trabalhando pra conseguir mais dinheiro?

O lado emocional de cada pessoa precisa ser nutrido, com paixão, amor, raça, vontade e vida e o futebol dá isso. A copa do mundo junta a turma toda e tudo que junta e mistura é útil e agradável, bonito e consistente. Vai fazer biquinho e ficar revoltadinho porque o Brasilzão alienadão e controladão pela mídia vai parar umas horinhas pra ver jogo da seleção? Vai se desconectar por quê? Vai ficar no msn isoladão mandando frase de anarquia enquanto o povo tá lá numa esperança só? Sai disso, amigão. Vai lá com a tua mãe, compra aquela pipoca barata e gordurosa de microondas, aquele litrão de Coca-Cola e senta na poltrona com a tua mãe, com teu pai, leva o cachorro junto e manda carboidrato pra dentro. Joga o irmão dentro do carro e sai tocando o terror com a buzina. Vai no boteco com a turma do trabalho, da faculdade, do colégio, junta os vizinhos e solta o berreiro pelos gols do Adriano. Conecte.

Ficar em casa boladão não vai adiantar nada. Se tu quer brincar na vera de fraternidade mundial a copa do mundo tá aí pra tu treinar. Se teu sonho é o paz e amor forever pra sempre vai ter que começar no pequeno. Uma copa do mundo não poderia ser um bom laboratório pra isso tudo? Pra tu saber viver 365 dias por ano conectado tu começa com 30 e passo a passo vai subindo o Everest. Quer um mundo de igualdade e fraternidade mas se o mundo se junta pra ver um jogo fica aí na amarração? Aproveita a copa pra se conectar. É melhor se unir pra ver um jogo de futebol na LCD da hora do que ter que se juntar depois pra ajudar gente soterrada ou pra sobreviver em uma guerra. Que o Brasil pare para as pessoas se conectarem.

 

 


 

. Para se inscrever para receber por e-mail informações sobre novas publicações neste site basta inserir o endereço de e-mail no campo que se encontra logo acima do botão “Inscrever-se” que se encontra no canto esquerdo da tela deste site logo abaixo de minha foto e seguir as instruções.

.. Contato: https://rudyrafael.wordpress.com/contato/

∴ Para ver outras publicações relacionadas ao tema consulte o etiquetado logo abaixo.

 

Marcado:
Posted in: Rudy Rafael