A esquisitice dos fãs de Bon Jovi

 

No cenário musical as bandas acabam sendo tanto formadoras de opinião como de conduta e postura. Assim como o cachorro se parece com o dono (ou vice-versa em determinados casos) os fãs assimilam a essência do som e da banda que ouvem e passam a expressar interior e exteriormente as intenções do que ouvem (ou que interpretam como). Vivendo em uma aldeia global surgem as tribos de ouvintes de sons e bandas, cada uma com sua identidade e que absorveu por sinastria simbiótica dos elementos do grupo. Rockeiros, metaleiros, punks, grunges, emos, headbanguers, góticos e toda uma infinidade de grupos com características próprias formam a grande aldeia global das tribos da música. Dentre todos estes clãs um chama mais à atenção pela singularidade de seus adeptos, os quais providos de condutas atípicas destoam no cenário do rock por sua esquisitice: os fãs de Bon Jovi.

Enquanto os verdadeiros rockeiros e metaleiros utilizam utensílios mágicos comprados de sumos sacerdotes de grandes ordens iniciáticas e escolas esotéricas camuflados de hippies e indigentes em praças públicas e em frente a shopping centers, os fãs de Bon Jovi não usam nada. Nada de pentagramas, cruzes e jabulanis invertidas, baphomets tatuados e 666s queimados; o que já faz perceber que há algo de errado, pois os verdadeiros rockeiros e metaleiros devem servir de manequins ambulantes para promover toda forma de manifestação contrária ao domínio geopolítico e futebolístico da religião e das emissoras de tv. Se os fãs de Bon Jovi não fossem tão esquisitos também iriam trocar os vales-refeição que recebem trabalhando no peonismo de produção por tais objetos do poder, que tanto tem a prerrogativa de proteger o rockeiro/metaleiro contra a manipulação, como promover a luta contra esta.

Os fãs masculinos de Bon Jovi chegam a ser tão estranhos que cortam o cabelo geralmente após os 20 e poucos anos, o que é inadmissível para alguém que diz curtir uma banda de rock. Os homens, fãs de Bon Jovi, de cabelo curto, então, assim como os próprios integrantes da banda. O Sansão bíblico, que ao seu tempo já sabia disso, se deixou levar pelas artimanhas de uma enviada do sistema e que o fez cortar as tranças para que tornasse apenas mais uma ovelhinha manipulada pela tv. Ser rockeiro e metaleiro não é apenas um jeito de ser, mas um mix de ser e viver; e o seu estado interior reflete no exterior. A esquisitice interior refletirá exteriormente e isso se vê nos fãs de Bon Jovi que cortam o cabelo, tornando-se homens na casa dos 30´s e 40´s e com aqueles cabelos curtos e estranhos. Ora, o tempo é uma invenção da Igreja e da mídia, não existe tempo; os rockeiros e metaleiros sabem disso. O ser humano não passa por fases desde a infância até à velhice e por isso não faz sentido o homem ter cabelo comprido na adolescência e juventude e cortar na fase adulta.

É de mesma forma inadmissível que um homem não use pó-de-arroz, rímel e eventualmente não utilize minancora em sua face. Não é possível compreender como um fã de Bon Jovi não domina a arte da maquilagem ao ponto de nunca ser visto no banheiro masculino de um shopping center retocando-a. Enquanto os verdadeiros rockeiros e metaleiros fazem de sua sua pele um luxo, os fãs de Bon Jovi saem na rua sem nada, demonstrando a insensatez da manipulação globalizada. Da mesma forma lhes falta a criatividade dos verdadeiros rockeiros e metaleiros para saber combinar roupas pretas com roupas e utensílios de cor preta e é justamente pela ignorância em saber combinar preto c/preto é que usam cores pop e estranhas, como o azul, amarelo, vermelho, marrom e verde. Mais um ponto em que os fãs de Bon Jovi transparecem uma aparência esquisita e descuidada, da qual deveriam tentar aprender como fazer com os fãs de outros grupos. Falta criatividade e autenticidade para os fãs de Bon Jovi, pois enquanto os verdadeiros rockeiros e metaleiros têm identidade e personalidade o suficiente para imitar os outros verdadeiros rockeiros e metaleiros das outras capitanias providas de metrô, os fãs de Bon Jovi ficam sem rumo.

Todo este composto cria um tipo de fã muito esquisito, que de cabelo curto, usando roupas com cores diversas de preto, sem maquilagem e sem utensílios invertidos ousa dizer que ouve rock. Mesmo não sendo necessário dizer que Bon Jovi é uma banda comercial, pois é a única entre todas as de rock e metal que cobra para tocar, que toca em rádios, tem gravadora e faz clipes, importa ressaltar que este popismo da banda reflete nos fãs. Fãs que ao invés de se rebelarem contra o sistema, a mídia, a tv, a rádio, os refrigerantes, a Igreja e a copa do mundo deixam-se manipular pelas camisetas sociais, pela roupas com cores, pelo sapato social, pelo rosto sem maquilagem, pelos cabelos curtos, pelo corpo livre de ornamentos e pelo acreditar em Deus; tornando-se os fãs mais esquisitos que pode-se ter entre as tribos da aldeia global da música. É preciso que os fãs de Bon Jovi tenham uma postura mais receptiva às novas culturas decorrentes de outros grupos musicais para que aprendam no mínimo a se maquilar.

 

52 comentários sobre “A esquisitice dos fãs de Bon Jovi

  1. Evaristo disse:

    Eis a “misteriosa” ironia! Eu ri muito do texto; já certos comentários me deixaram num misto de graça com tristeza. Há momentos em que você pega bem pesado (em outros textos) com o ser humano terrestre. Mas diante de algumas manifestações postadas… Fica difícil não concordar quando carrega no verbo. A cultura internauta ressalta o quanto o processo cognitivo é assediado pela descontinuidade e as discussões erísticas são a bola da vez. Excesso de ênfase no raciocínio transversal, desvalorização do raciocínio linear (base da cultura escrita), compressão do tempo-espaço, e assim por diante, resultam na enxurrada de mal-entendidos. Entrando no tema do artigo, o que destacou como característica dos fãs do Bon Jovi percebo como mais frequente no comportamento daqueles que curtem rock progressivo. Ausência de coturno, roupas pretas, melenas, maquiagem, penduricalhos. Quando muito, uma camiseta de banda ou de um álbum específico e, ainda assim, de cor clara. Os fãs de rock progressivo passam fácil a imagem de “coxinhas”, como são chamados os paulistanos formais e playboys que se acham o máximo por ostentar status material. Nada mais enganoso. Já o fato de acreditar em Deus, por parte dos fãs do Bon Jovi, é um traço realmente curioso. Mas, como estamos no Brasil, país em que tudo pode acontecer, é tão provável encontrar um fã de rock temente a Deus, quanto um partidário da esquerda que é também devoto de santo. Em termos de Brasil, tudo a ver. E isso não é ruim, pelo menos vejo assim.

    Curtir

  2. luan disse:

    resumindo todo o assunto, o rock de uma banda não está baseado em cabelos compridos, roupas estranhas, e sim somente na música. cara sou fã de scorpions, bon jovi, iron maiden, ac/dc e me visto como qualquer pessoa normal.

    Curtir

  3. Zezin disse:

    Véi, na boa, vc é retardado? Ainda nao entendi a ideia de fzr um texto criticando o livre-arbitrio, o direito d escolher o que vestir independentemente da banda q se ouve. Cara, antes d falar d alguem, por favor leia mais, adquira mais cultura pq senao acaba falando merda :P

    Curtir

  4. Mariana Freire disse:

    MUITO BOM O TEXTO!
    entendam .. o texto NÃO XINGA à nós!
    e sim, mostra o quanto o rock tem seguidores esdrúxulos, que cultuam tantas coisas bobas, e as vezes esquecem da própria vida. Antees de xingar o cara, leiam ..

    Curtir

  5. Franciele disse:

    Quem é curte realmente e tem na veia o rock, sabe admirar quem sabe fazer música.
    Sou super fã de Bon jovi, fui em shows, e quem curte música boa, curte Bon Jovi, como curte, Guns, Ramones, Beatles, Led Zeppelin, The Doors, dentre tantos outros.
    Cada um tem sua personalidade, seguimos nossos ídolos pela maneira como se portam em shows, como respeitam seus fãs, como cresceram, como se apresentam. Quem curte rock usa preto, colares, e outros acessórios, mas não precisa necessariamente usar maquilagem todos os dias e ficar desfilando seu tipo ” rockeiro” pra ser visto como um.
    Precisa saber apreciar a boa música, músia que tem história, música que hipnotiza, música que emociona, música que relembra, não precisa criticar modo de se vestir e muito menos música dos demais, basta respeitar!
    Meu caro, Se Bon Jovi é a única banda que cobra pra tocar, tu ta é morando na lua, super desinformado e só ta se informando sobre Bon Jovi pra poder criticar!
    Abraço!

    Curtir

  6. becabellalouzada disse:

    Muuuuito bom o texto! Mas eu ri com os comentários! E fiquei pensando… quantas pessoas assistem a um bom filme e não entendem metade do que o roteirista e o diretor quiseram transmitir!
    É por isso que as Novelas continuam a toda, com ibope gigantesco!

    Bon Jovi Rocks!

    Curtir

  7. nessa disse:

    Texto irónico??? Vocês são hilariantes! Agora desculpam-se que o texto é irónico! Já agora… onde está a ironia? Se acham o texto irónico é porque têm muito pouco sentido de humor!! Ele disse exactamente o que queria dizer (um churrado de anormalidades e coisas sem sentido)… ironia? Give me a break!!!

    Curtir

  8. Demartini disse:

    Olá amigo! Uma vez que os “roqueiros de verdade” normalmente fazem a diferença e vão contra coisas que nos fodem na vida; não estariam os fãs de Bon Jovi indo contra uma certo esteriótipo de fã de rock que você acabou de criar em seu texto? Eles mostram que mais que colocar utensílios, se cobrir de símbolos ou ir contra algum tipo de midia social, eles podem expressar que gostam de música, do jeito que eles são, no mundo em que vivemos. Eu, particularmente, acho que para ser roqueiro basta você gostar de rock. Bon Jovi faz rock e faz pop também. As melhores músicas de rock que eu escutei na vida, são do Bon Jovi. Isso já basta. Quanto aos fãs de Bon Jovi, pelo seu desprendimento e pura admiração pela música, considero-os “roqueiros ao quadrado” pois elevam a classe dos amantes deste estilo a outro patamar quado rompem com a padronização (mesmismo) que a própria classe roqueira criou.

    Curtir

  9. aurineia furtado disse:

    o rock não se define pelo modo como se vestem seus membros,as bandas,,rock é música,,e não é preciso vestimentas pra se fazer música,,é preciso consciência,VOZ,talento,,,e informação,,,coisa meu querido que vc parece não ter,,,,seja menos ridículo,,fale menos,,,ouça mais,,,seja sábio,,,,,,,,,,,ouça BON JOVI!!!

    Curtir

  10. raul disse:

    Cara, fantástico este texto. A ironia que você fez foi fantástica e é exatamente assim que os fãs de “metal/rock n roll”. Gostei do texto e tenho vontade de falar isso tudo. É um prato cheio de argumentos pra quem gosta de Bon Jovi!

    Curtir

  11. S.*BJ disse:

    * Esse texto é uma porcariaa! Os fãs nem são esquisitos… conheça algum antes de falar alguma coisa… fale com um deles… pra mim vc esta querendo dizer que Bon Jovi é igual a Restart… as pessoas usam a roupa que querem… e não é todo fã que é esquisito… eu sou fã… e acredite… não são apenas fãs, são amigos… como os integrantes da banda…
    auhsuahushauhs

    Curtir

  12. nikita~ disse:

    HAHAHAHAHAHA como tem gente burra aqui! Esse texto é irônico meu povo! Que tal aprenderem a interpretar antes de vir defecar palavras pelos dedos? Meu Deus… e uma menina aí em cima dizendo que odeia ‘pseudo-intelectuais’. Como odiar pseudo-intelectuais se você sequer sabe interpretar um texto? HAHAHAHAH só rindo mesmo.

    Curtir

  13. Julee disse:

    Ótimo texto. Como fã do Bon Jovi é diferente de outros fãs, não se vende, é um fã que vive a vida real. Parabéns.

    Infelizmente, ironia é uma iguaria que muitos que leram e lerão o texto desconhecem.

    Curtir

  14. Naty Freire disse:

    Adorei a Ironia!
    Concordo com quem disse que depois de ler, sentiu mais orgulho ainda de ser fã de Bon Jovi !
    Aos que não conseguem interpretar a Ironia do autor, aí vai uma pequena explicação: Bon Jovi não é uma banda qualquer… não precisa de apelos e justamente é autêntica por não precisar de cabelos compridos, só roupas pretas e maquilagem pra ser uma BANDA DE ROCK !

    Curtir

  15. Alexandre disse:

    Mais engraçado são os comentários do pessoal se ofendendo com o texto. Sou fã de BJ e ao ler esse texto só meu deu mais orgulho de ser FÃ DA MELHOR BANDA JÁ EXISTENTE.
    Quem foi ao morumbi viu.
    sem mais….

    texto hiper bem elaborado, ironia ótima (:

    Curtir

  16. Eduardo Soares disse:

    “É engraçado e ao mesmo tempo triste ler a reação das pessoas a esse texto (nitidamente irônico; como é que tantos não perceberam isso?!?!?!). Realmente, o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente no que diz respeito à Educação. Parabéns pelo texto!”

    Disse tudo, Andreia. Infelizmente, é verdade.

    Curtir

  17. Andreia disse:

    É engraçado e ao mesmo tempo triste ler a reação das pessoas a esse texto (nitidamente irônico; como é que tantos não perceberam isso?!?!?!). Realmente, o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente no que diz respeito à Educação. Parabéns pelo texto!

    Curtir

  18. silvia maria bassi disse:

    Não nada ver gostar do Bon Jovi e se vestir igual a um louco!! Tanto faz a roupa tem que estar em segundo plano, porque curtimos as musicas do Bon Jovi com o caração, e para isso nem precisa de roupa, porque ouço Bon Jovi ate no banho, e tomo banho pelada como todo mundo!! A roupa certa para curtir Bon Jovi não sabia que existia, até que é uma boa idéia, vou lançar uma grife para o BON JOVI e seus fãs…

    Curtir

  19. Renata disse:

    Sou fã do Bon Jovi e não concordo com o texto acima. Acredito que existe uma certa forma de interpretar o assunto com a realidade. Antigamente, a banda Bon Jovi era exatamente do modo que vc descreveu o verdadeiro rockeiro, principalmente na parte onde envolve os cabelos compridos. Se compararmos a outras bandas da época retratada, anos 80, vemos que há diferenças minímas entre elas e o Bon Jovi, a começar pelas roupas, os cabelos e as músicas. E para conhecimento, estou me referindo a bandas como Guns N’ Roses e Skid Row. Agora, é preciso aceitar as mudanças do tempo e das épocas. Jon Bon Jovi e seus integrantes cortaram sim o cabelo, mas o motivo é simples: o tempo passou, naquela época era moda ser cabeludo, hj em dia já é estranho e diferente ver algum rockeiro cabeludo. E não foi apenas a banda Bon Jovi que cortou os cabelos, Metallica e Iron Maiden, grandes nomes dos anos 70, 80 e da atualidade, também cortaram o cabelo, mas isso não significa que perderam o espírito do rock, e sim, foi uma questão das mudanças dos costumes do mundo – maldita mudança, mas fazer o que, as coisas mudam e as pessoas também!
    Isso foi apenas um pequeno comentário sobre sua reflexão, não que esteja errada, pois o texto está bem escrito e claro, mas não chegou aos objetivos corretos, além de ser pouco convincente e necessita de uma reflexão mais profunda sobre a banda.
    Caso não conheça direito a banda e já sai falando para todo mundo o que pensa, por que não procura a música Livin’ On A Prayer no youtube? Essa música demonstra bem o que eu quis dizer e eu gostaria que vc assistisse e falasse o que acha sobre ela.

    Curtir

  20. Nixy disse:

    Maravilhoso seu texto… Mas não tão engraçado quanto a reação do povo que aprendeu a decifrar o alfabeto, mas não aprendeu a ler!
    Parabéns… É essa toda a liberdade que um fã de Bon Jovi sente…

    Curtir

  21. Rodrigo disse:

    IRONIA WINS!!!!!

    EXCELENTE TEXTO, cara, parabéns!!!

    E o detalhe: mais interessante que ler o texto foi ler as reações do pessoal completamente INDIGNADO que não conseguiu entender a forma como ele foi escrito… aheueahueaaehae!!! Muito bom!!!! :D

    Curtir

  22. Patrícia disse:

    “Em geral, falta criatividade e autenticidade para os fãs de Bon Jovi, pois enquanto os verdadeiros rockeiros e metaleiros têm identidade e personalidade o suficiente para imitar os outros verdadeiros rockeiros e metaleiros das outras capitanias providas de metrô, os fãs de Bon Jovi ficam sem rumo.”
    Inda por cima é burro… desde quando imitar é sinônimo de criatividade e autenticidade? Odeio pseudo-intelectuais que acham que sua opinião é melhor que a dos outros e só repetem as merdas que ouvem, ou então acham que entendem um pensamento mais subjetivo… filho… chega uma hora em que fica ridículo vc manter um visual nada a ver com o mercado de trabalho, a não ser que vc viva de música ou em um mundo alternativo… as pessoas precisam de emprego, ganhar dinheiro e outras cositas necessárias no mundo capitalista, infelizmente… Fora que chega a ser grotesco um senhor idoso pagar de gatinho, com cabelos super longos e roupas agarradas… o visual do rock muda a cada dia, vai lá atrás e olhe Elvis, Beatles, os cantores negros de rock, onde tudo começou. Não se atenha a um determinado padrão ou estilo de rock e depois venha comentar tudo, tendo analisado todos os lados da questão que se propõem a debater, ok?

    Curtir

  23. Eduardo disse:

    hum… interesant texto porem a parte de cobrr pra cantr e horrivel ¬¬ a ta metallic e tallz tem aqueles equipamentos pq tem uns caras que da de graça neah???
    velho todas as bandas tem clips e se eu posso dizer os clips do BJ sao extremamente simples comparados os otros :X tu ta viajando.. tenha uidado nao tu aparecer em casa com uma faca e um BJ escrito :X concerteza um cantor da grandeza dele embora que voce nao goste dele tem que admitir que ele e um superstar da musica entaum cuddo com os fans do BJ em

    Curtir

  24. erica disse:

    Essa é a maior besteira que já li em toda minha vida!, quero saber de qual planeta vc é, quer dizer que só BON JOVI cobra pra tocar? o show do scorpions tá aí o ingresso mais barato custa 250 reais tá bom pra vc? preço do ingresso do U2…. 400 reais tá bom pra vc? ,metalica aerosmith e afins por um acaso eles tocam de graça??? cuidado com a droga que vc usa viu… tá te deixando lezado!

    Curtir

Deixe um comentário