A lenda de que o Botafogo é um time grande

 

Cada um acredita no que quer. Tem gente que acredita em cobra de fogo que protege a natureza, tem gente que acredita em homem que se transforma em boto, tem gente que acredita em anão com os pés virados para trás, tem gente que acredita em guri com uma perna só, tem gente que acredita que comer manga e depois tomar leite mata, tem gente que acredita que o pé esquerdo dá azar e tem até gente que acredita que o Botafogo é um time grande. A maior forma de tradição da humanidade sempre foi a oral. A alma humana que não apenas exterioriza seus pensamentos através de palavras mas também dá vida aos sons que emite e faz com que a fantasia crie caráter de verdade, que a ficção deixe de parecer irreal e que a imaginação encontre amparo no mundo do concreto.

O ser humano que aprende por repetição, que absorve como verdade aquilo que lê e ouve cria o seu mundo muito mais pela forma com que este mundo a ele se apresenta e é apresentado, e assim interpreta, do que como realmente é. Coisas que o homem apenas repete sem ponderar e recebe e repassa como verdade. O mundo que nasce pronto e que precisa ser apenas copiado; pensamentos dos outros e emoções dos outros. O homem vive por aquilo que veio dos outros e por aquilo que lhe deram como verdade. A ausência da explicação plausível para que se diga que o Botafogo é um time grande é fruto de uma inerte sociedade cada vez mais com a massa cerebral massificada e que deixa de se aventurar pelo universo da realidade para lançar-se cegamente na obscuridade das lendas.

Apesar de todo o choque entre gerações e a aplicação da teoria da evolução no contexto social e que faz crer que as novas gerações se tornam mais conscientes do que as anteriores, o jugo do patriarcalismo ainda está presente no mundo em que vivemos. As histórias dos pais e avós, e que deixam de serem pensadas, se tornam verdades absolutas e incontestáveis que os mais novos vão apenas perpetuando como leis cósmicas justas e perfeitas. A lenda de que o Botafogo é um time grande é uma destas. Crianças, jovens e adultos que não têm motivo aparente algum para considerar a idéia de que o time de Recruta Severiano seja um grande clube cresceram e fazem crescer divulgando a grande fantasia de que o Botafogo é grande, mesmo sem qualquer ponderação e sem qualquer discernimento sobre tal assertiva.

Um dos maiores critérios para considerar que um time é grande é o número de títulos. Somente as conquistas tornam grande, os fracassos não. O Botafogo nunca ganhou o Mundial Interclubes, até porque nunca participou. Para o mundo o Botafogo não existe. O Botafogo também nunca ganhou a Libertadores da América. Para a América o Botafogo não existe. O melhor resultado do Botafogo na Libertadores foi ter chego à uma semi-final onde perdeu a vaga para a decisão do título após empatar o 1º jogo fora de casa em 1 x 1 e ter sido goleado no Maracanã no jogo de volta pelo Santos por 4 x 0, em 1.963. O São Caetano chegou à final da Libertadores em 2.002 e o Atlético-PR em 2.005. A América sabe mais quem é o São Caetano e o Atlético-PR do que quem é o Botafogo. Quem é visto é lembrado; como o Botafogo não é visto, por não participar de grandes competições, naturalmente não é lembrado.

Guarani em 1.978, Coritiba em 1.985 e o Bahia em 1.988 foram campeões brasileiros antes do Botafogo, que teve seu primeiro e único título em 1.995. Criciúma em 1.991, Juventude em 1.999, Santo André em 2.004, Paulista em 2.005 e Sport em 2.008 foram campeões da Copa do Brasil, o Botafogo jamais. O Botafogo é apenas o 4.º time em seu estado com o maior número de títulos (19). É o time de seu estado que mais tempo passou sem ganhar um único título estadual sequer, 21 anos (de 1.968 a 1.989). Pela insuficiência visível de conquistas entende-se porque um título estadual causa tamanha euforia na pequena torcida botafoguense, que comemora um campeonato regional com a alegria de quem comemora um mundial interclubes, como se fosse a maior das conquistas. Quem não tem mundial comemora regional.

O maior patrimônio de um clube é a torcida. É a torcida que move e faz um time ser grande. É a via de mão dupla entre a torcida e o clube. A torcida que apóia no estádio e o time que responde em campo e a torcida que compra produtos do clube e gera renda para mantê-lo. A torcida do Botafogo é de 2% da população brasileira, o que é considerado empate técnico com Bahia, Vitória e Portuguesa, todos com 1%. Considerando que o Bahia foi campeão brasileiro antes que o Botafogo e que há empate técnico em número de torcedores, não há razões razoáveis para dizer que o Botafogo é maior que o Bahia. Em termos de popularidade por regiões do Brasil, o Botafogo divide o último lugar da preferência dos brasileiros com o Fluminense em todas as regiões do Brasil, à exceção do Sul, onde a torcida é tão pequena que não chega nem a pontuar para ser considerada.

O Botafogo é um dos times já rebaixados para a série B do campeonato brasileiro e time grande não cai. Dos times considerados grandes do Brasil, o Botafogo é o único time que foi rebaixado e subiu sem ser campeão da 2ª divisão. O Palmeiras foi campeão em 2.003, Grêmio em 2.005, Atlético-MG em 2.006, Corinthians em 2.008 e Vasco em 2.009. Apenas o Botafogo, que consideram grande, não conseguiu voltar à elite sendo campeão. Seu ídolo mais recente, Túlio, nos anos que ficou no time (1.994 a 1.996, 1.998, 2.000 e 2.009) não conseguiu nada além de um campeonato brasileiro  e um interestadual (Rio – São Paulo – 1.998). Foi considerado ídolo apenas por ter dado ao clube o título inédito, o brasileiro, o que demonstra o que faz a carência de alegrias em um clube. Para o Botafogo basta ganhar um campeonato que a situação vira lenda e por décadas e gerações se fala disto; até porque não tem outras conquistas para falar.

Um bom estádio também não faz parte da história do Botafogo. Alguns pensam que o Engenhão é do Botafogo, mas não sabem que o estádio é da Prefeitura do Rio de Janeiro e que o Botafogo é apenas administrador do local. Não existe qualquer lógica para dizer que o Botafogo é ou já foi um time grande. Isto é apenas lenda, são histórias repetidas como verdade e que acabaram associando-se ao imaginário popular e adquirindo a figura de uma realidade intransponível. O Botafogo não tem títulos, não tem torcida, não tem estádio, não tem estrutura, não tem muitas coisas e o “não ter” faz parte do Botafogo em toda a sua história. O torcedor do Botafogo tem todo o direito do mundo em acreditar piamente que seu time é grande, assim como os outros têm o direito de acreditar em Boitatá, em Boto Cor-de-Rosa, em Curupira, em Saci-Pererê e em todas as histórias que pais e avós contam.

Critérios racionais e lógicos não tornam o Botafogo um time grande, muito pelo contrário. Há milhares de times por todo o Brasil na mesma situação que o Botafogo, sem torcida e sem títulos de expressão e que por isto não são considerados grandes. Se o Botafogo não fosse do Rio de Janeiro, estado notoriamente observado pela mídia, seria apenas mais um time como tantos outros espalhados pelo país, que destituídos de lendas de grandiosidade e de glórias inexistentes encaram o destino de serem vistos pelo que realmente são. O torcedor do Botafogo não tem nada além da paixão por seu time para que o faça vê-lo como grande; mas, paixão por paixão, todo time então seria grande.

 

104 comentários sobre “A lenda de que o Botafogo é um time grande

  1. Raphael Valério disse:

    Concordo em muitos pontos mas você comete erros em outros.

    Falar que o Botafogo é um time pequeno porque não tem instrutura, por causa da torcida, por causa dos poucos titulos e todos serem regionais, eu concordo.

    Mas Falar que o botafogo não é grande porque não tem estadio, porque não tem uma libertadores ou um mundial, você esta muito equivocado.

    O São Paulo é grande mas não tem a Copa do Brasil, o Corinthians é grande mas até um mês atras não tinha Libertadores e ainda não tem um mundial, o Palmeiras não tem um Mundial, o Santos voltou a ser o Santos no cenário nacional e internacional a partir de 2002, o Flamengo, tirando a época do Zico, Leandro, Junior e companhia, nunca foi essas coisas, o Vasco tem a fama de ser vice de tudo, mas também é um time grande.

    No Brasil é muito, muito complicado mesmo falar que um time é ou não é grande. No Brasil nós temos no MINIMO 6 grandes, e 90% das pessoas falam que temos uns 12 times grandes.

    O fato do time ter sido rebaixado, não diminui a sua grandeza. Lembrando que o Botafogo não foi campeão da série B porque enfrentou o Palmeiras na final e apenas um podia ser campeão. Seguindo essa sua lógica, quer dizer que se o Botafogo fosse campeão o Palmeiras viraria time pequeno?

    Lembrando que achei o seu texto muito bom.
    Abraços

    Curtir

    1. Francisco José Galhano disse:

      É ridículo ter que ler esse frameguista escrever tanta tolice, se você diz que nós somos penta campeão mundial, eu posso dizer a vocês framenguista antes que tivessem título mundial nós partilhávamos essa alegria não com uma torcida mais com a nação brasileira, somos reconhecidos mundialmente por dois títulos mundias, o clube que mais cedeu jogadores a uma seleção até hoje, aquele jogadorzinho de vocês não foi capaz de ter essa alegria, ele é alegria de um time de futebol só. Nossos jogadores tiveram a hora de por o nome do BRASIL como a melhor seleção de todos os tempos, lembre-se vocês não eram nada antes desse jogadorzinho, O medo de framenguista de descer é que talvez não tenha forças para subir, a humilhação sera grande, time grande cai e volta logo, os pequenos tem esse pavor. Meu amigo vai estudar mais sobre futebol e depois você escreve algo interessante sem falar besteira

      Curtir

  2. O GLORIOSO disse:

    flamengo é igual a pardal, tem aos montes mas só serve pra sujar as cidade.
    Vc é um retardado mesmo, botafogo foi campeão nacional na década de 60 seu animal, e vcs só foram ganhar seu primeiro título nacional na década de 80.
    se for considerar campeonato mundial como o de vcs que a fifa não reconhece, e feito por empresa, nós tb temos ganhamos 3 pequenas copa do mundos de clubes e um torneio da frança onde não era disputado apenas em 1 jogo.
    Vc é um merda como a maioria dos mulambos.
    E botafogo não tem só engenhão… temos o caio martins, general severianos, marechal hermes, e vcs? seu jogadores dormem em latas de metal! uhaushausah
    Brasil só é considerado o país do futebol, nossos craques alvinegros entraram, pra historia ganhando 3 copas.
    e onde a maioria dos jogadores eram do botafogo, pelo menos as maiores das estrelas, por isso somos chamados de o glorioso e não de urubu ou mulambos.
    pode ter certeza que copa do mundo fica na historia, e seus cariocas de merda nem quem mora no rio se lembraram poucos anos depois acaba caindo no esquecimento!
    sei que vcs vai apagar esta porra, mas sei que vai ler.

    Curtir

  3. rafael fonseca disse:

    botafogo de futebol e regatas,recordes
    *primeiro clube carioca campeão brasileiro
    *tetra campeão seguido do carioca feito que ate hoje com exceção dele mesmo,conseguiu fazer
    *decimo segundo melhor time de todos os tempos,time pequeno e 12 melhor time de todos os tempos?esta atras de manchester united,barcelona,real madrid e etc.Times de ponta,se ele esta ali e porque e o terceiro melhor clube do brasil
    *base da seleçao bicampeã mundial e principalmente o bi tri contava também com jairzinho e paulo cezar caju
    *time com maior numero de idolos do brasil,Manga,Mauro Galvão,Carlos Alberto Torres,Nílton Santos,Didi,Gérson,Leônidas da Silva,Túlio Maravilha,Garrincha,Zagallo,Jairzinho,Paulo César Caju,Quarentinha,heleno de freitas,amarildo,bebeto e tem mais so que eu cansei
    *titulos,todos honestos,o brasileiro de 1995 teve varios erros mesmo assim o titulo era nosso porque,se o arbitro tivesse acertado tudo o primeiro jogo no rio seria,3 a 2 fogão,e segundo 0a0 o que teria mudado sendo que o tulio teria feito o gol do titulo do mesmo jeito;titulos:

    Campeonato Brasileiro: 1995 e 1968
    Copa Conmebol: 1993 (a atual sulamericana,mudou so o nome)
    Torneio Rio-São Paulo: 4 vezes
    1962, 1964, 1966 e 1998
    Torneio de Caracas – Pequena Copa do Mundo: 3 vezes
    1967*, 1968*, 1970* (ganhada em cima de barcelona,argentina,e seleçao da união sovietica)
    Taça Tereza Herrera: 1996* (e resente foi vancida sobe a juventus de turim)
    Taça Cidade Palma de Mallorca de 1988 (no barcelona de novo)

    um pouco do time mais popular brasileiro na europa

    chupa rudy

    Curtir

  4. Fabio disse:

    Acho o escudo do Botafogo o mais belo entre todos. E “critérios técnicos e racionais” não têm muito a ver com a paixão que o futebol desperta. Alguns diriam que é uma paixão chauvinista.

    Curtir

  5. Angelo disse:

    Eu ja tive que ouvir nesta vida que fala quem tem boca….Posso incluir também que “escreve quem tem alguém para digitar para ele!”

    Ter que ler a palhaçada que Zico e Júnior são craques…..Andrade??? Que Copa do Mundo eles ganharam?……O Botafogo junto com o Santos sim…..estes estiveram em vária seleções campeãs…..Já o Flamengo teve a enorme contribuição do Zico perdendo o Pênalty contra a França no México……

    Procurem saber quantos títulos o flamengo ganhou antes do golpe de 1964……..15% do que disputou…..O Povo que Pão e Circo…..o flamengo (e os árbitros davam o circo).

    Teve clube Argentino na taça libertadores que o flamengo ganhou? Não!

    Curtir

  6. Vascaino disse:

    Vc defeca pela boca…sou vascaino mas sei da importancia do Botafogo no futebol…

    Contemplem Garrincha e Nilton Santos….comemore uma libertadores sem Argentinos e roubada nao acredita? veja esse video do seu “titulo”

    Curtir

  7. Andrézão disse:

    Hercules, seu idiota… O Botafoguense não inventa. As convocações são feitas mediante desempenho do jogador no clube. Evidente que os melhores clubes daquela época eram Santos e Botafogo, por isso, Pelé e Garrincha são maiores mestres dos futebol, prestigiados por gerações.

    Curtir

  8. Hercules disse:

    é engraçado ver os pobres coitados torcedores do foguinho, sempre tentando argumentar que o Brasil deve titulos ao bostafogo. kkkkkkk
    quem não tem do que se orgulhar, inventa.

    Curtir

  9. MAURICIO 7 disse:

    caro rudy,eu espero que você seja minimamente homem para posta as minhas respostas ao seus questionamentos,OK?? Obs: NOS TEMOS O ESCUDO MAIS LINDO DO MUNDO,eu disse do MUNDO mesmo.

    Curtir

  10. BigTuisse disse:

    Simplesmente uma das maiores idiotices que eu tive o desprazer de ler.Se eu imaginasse que perderia meu tempo aqui,mas como já li tenho que comentar. Surpreendi-me como um flamenguista conseguiu escrever pois é sabido de todos que a maioria é analfabeta.Somente assim se justifica tanta asneira.Aproveite o seus minutos de fama e aprenda sobre a história do futebol,pergunte ao seu pai ou avô que eles lhe dirão quem é o BOTAFOGO.E pra terminar somente duas coisas:o Botafogo perdeu em 63 somente para o maior clube brasileiro e segundo quem venceu primeiro de 6 x 0 fomos nós!

    Curtir

  11. Ariosvaldo disse:

    Sou flamenguista e concordo que o botafogo é sim um dos grandes times do Brasil, mas muitos botafoguenses dizendo que o botafogo é maior que o Flamengo?? Pera ai né, ai já é forçar a barra..

    Curtir

  12. marcio disse:

    seguindo a sua logica, que eu nao concordo, eis alguns fatos que fariam voce colocar outros clubes com “Lenda de Time Grande”. O gremio foi rebaixado em 1991, disputou a serie b em 1992 e nao foi campeao, ficou com a nona (9) colocacao, voltou para a serie A em 1993, pois subia 12 equipes.
    fluminense foi campeao da serie C em 1999, e disputou a copa joao avelanche em 2000 e acabou ficando na serie A.
    Corinthians, Atletico Mineiro, Fluminense nao ganharam Libertadores.
    Isso faz com que, segundo seu mediocre raciocinio (se é que tem), Corinthians, Atletico Mineiro, Fluminense e Gremio nao sejam times grandes.
    Outros Fatos: Internacional ganhou a primeira libertadores em 2006, Palmeiras em 1999, Vasco em 1998, antes dessas conquistas, estes clubes não eram times grandes? E o Flamengo? Antes de 1981 nao era time grande?

    Curtir

  13. Marcio Oliveira disse:

    O flamenguinho só começou a ser algo a partir dos anos 80. Até então tinha menos títulos que o América.
    Um clube de gente sem moral nenhuma pra falar dos grandes do Rio, pois foi um clube que só cresceu a partir da conscessão de TV da Globo no período da Ditadura.

    O Botafogo teve Zagallo, Mané Garrincha, Didi, é um clube de história.
    O Flamengo teve Zico e mesmo assim, um fiasco nas três edições de copas que participou. Não ganhou nada na Udinese também. Nunca foi nada fora do Flamengo.

    Zico e Flamengo, pura invenção da Globo. E você é só mais um merda, dentro do monte de merda chamada Nação Rubro-Negra.

    Curtir

  14. CF disse:

    É, só existe o Flamengo….a CBF deveria fazer um campeonato SÓ com o Flamengo…aí sim, eles poderiam falar o q quiser….

    Cara, enquanto existirem camelôs vendendo produto falsificado do Flamengo e a Globo transmitindo seus jogos (oh, coincidentemente, com um comentarista q eh EX-jogador do Flamengo….), voces Flamerdistas sempre vao se achar o rei da cocada preta…..

    e tambem, o dia que vcs tiverem um estádio, pararem de roubar as pessoas nas ruas, e os jogos nos campos….a gente conversa.

    Saudações Vascaínas!

    PS: Esperemos pela GRANDIOSA resposta: ”mas nos temos o Mundial!!!!” ¬¬

    Curtir

  15. Ed disse:

    Vejo que vc é um retardado futebolístico e desconhece totalmente a história do futebol. Nunca ouviu falar do time que mais cedeu jogadores à seleção brasileira. O glorioso não se preocupou em ganhar taças toyotas, ele ganhou títulos mundiais para o Brasil, com Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho e Roberto Miranda (que substituiu Pelé em 62), Ídolos campeões do mundo, coisa que o maior ídolo do framengo (que levou um recente pé na bunda de lá) nunca foi. Pelo contrário, enterrou o Brasil na copa de 86. O botafogo de Garrincha e o santos de Pelé existem para o mundo muito antes desse seu time de merda ganhar alguma coisa. Estude mais, leia muito mais, antes de publicar uma asneira dessa……

    Curtir

  16. illusionistar disse:

    Nem li, mas o teu time SENTOU em campo para o Botafogo.

    O Botafogo é o único campeão dos 3 séculos, sabe o que falta para o flamengo igualar, uns 90 anos. Até lá parceiro eu e vc já morremos e você não verá isso!

    O Botafogo é um dos três clubes no mundo a conseguir +100 títulos em um único ano!

    Pergunta ao maior ídolo Zico, o time que ele via dar surra no Flamengo. Que Deixava ele puto.
    Se tu conhece um pouco da história do teu maior ídolo, vai saber do jogo de 1972.

    Curtir

  17. Diogo disse:

    Coloca a foto do jogo do senta, sabe o que foi isso né? Se não sabe procura no Google.

    Ou a faixa bonita que a torcida do Botafogo levava todo jogo…

    Nos gostamos de vo6! Gol de letra do Alex Alves, cavadinha do El Loco…

    O coisa ruim so existe por um motivo… FLA GLOBO!

    PROCUREM NO GOOGLE ___ A FARSA CHAMADA FLAMENGO

    Curtir

  18. Diogo disse:

    Não li e nem perderei meu tempo lendo seja qual for a besteira que você, infeliz blogueiro, escreveu.

    Porém só de perder seu tempo digitando tantas linhas sobre o Glorioso, já mostra o quanto é importante o time da estrela solitária na sua vida.

    Não sei se é raiva ou se é muito amor, mas tenha certeza, que você vai morrer e o BOTAFOGO continuará, mas jamais na sua insignificante existência irá presenciar a morte do GLORIOSO!

    Curtir

  19. Diego disse:

    É, conseguiu o que queria Rudy. Criar polêmica!
    Qualquer um conseguiria fazer isso falando mal do Corinthians, Vasco, Sport, etc… Mas como é um flamenguista, vc escolhe o time que mais lhe causou vergonha!
    Cada um acredita no que quiser!
    Eu por exemplo acredito que o é framengo é grande, mas não é maior que o Botafogo! O framengo é grande por que existe uma emissora capaz de manipular estatísticas e a história para poder manipular a massa pobre e ignorante. Torcida do framengo nada mais é que massa de manobra.

    Curtir

  20. Só falação disse:

    O Helder!!

    Fale do seu time, não goze com o Pau de outro.

    Tá vocês falando da decada de 60.

    Eu perguntei da decada 90 pra cá.

    Como eu sempre digo, vocês se preocupam muito com o Flamengo, acho que é inveja. Por não conseguir nada e não ser nada.

    E digo mais:

    “NUNCA SERÃO”

    Curtir

  21. Helder disse:

    O Botafogo teve Garrincha e era o único time na década de 60 que disputava de igual a igual com o Santos. Cadê seu time de primeira nessa época.
    É por essa e outras razões que flamenguistas são odiados, cambadas de idiotas que só falam merda, pensam que tem time e só faz time fuleiro.
    Sou Vascaino e você esquece que o Botafogo foi garfado em dois cariocas jogando contra vocês, Vasco, Botafogo, Flabosta e Fluminense, todos do mesmo nível, muda merda nenhuma. JÁ QUE VOCÊ CONSIDERADA SEU TIME UM SUPER TIME, DEVERIA GANHAR MAIS MUNDIAIS QUE O SÃO PAULO, AH! DESCULPE. SENDO ASSIM PELA SUA ANÁLISE O SÃO PAULO É MAIS TIME QUE O SEU, SEU BANANA, MERDA

    Curtir

  22. Só falação disse:

    O botafogo é grande?? é concordo. Mas não é maior que o MENGÃO.

    Botafogo, nem se classificou para as semi desse ano.
    Qnd foi a última libertadores que disputou?

    Vivem falando que os flamenguistas vivem de passado, e vocês postando sobre a decada de 60, li comentários dizendo decada de 20. Nós vivemos no passado, tem certeza?

    Sim o botafogo teve grandes atletas no passado. Mas agora me digam desde a decada de 90 até hoje, coloque ae revelações do Botafogo?
    Flamengo: Djaminha, Junior Baiano, marcelinho carioca, Paulo Nunes, Sávio, Ibson, Juan (Zagueiro), Reinaldo (Atacante), Athirson, Adriano, Julio César, Renato Augusto…e isso sem falar da mulekada campeã da Copa São Paulo.

    É conhecido internacionalmente? não sei. Se é mesmo pq nunca mais foi convidado para jogar fora?? o mais longe que me lembro foi qnd jogou contra o River Plate na sulamericana. Tomou tinta ainda!

    Estádio não temos, e pra que precisamos?? O maracanã ta lá, qnd reabrir estarei lá. O foda é o time que tem estádio e a torcida não enche nem 50%. A verba para manutenção do estádio vem da bilheteria dos jogos do Fla. Nem o Fluminense na libertadores enche o engenhão.

    Foi mal aeee…Vocês só tem o futebol…

    Nós…huummm…Basquete, natação, ginástica olímpica, Remo etc

    E ninguém cala esse chororo…chora o presidente, chora o time todo, chora o torcedor.

    Kd você, Kd vc, Kd você, Kd vc
    ihhhhh no maraca eu nunca vi
    no engenhão nunca tá la
    os jogadores todos choram
    não tem torcida pra apoiar.

    Fui durmir!

    Curtir

  23. palmerim disse:

    RAPAZ, QUE MARAVILHA DE COMENTÁRIO, VOCÊ FOI MUITO FELIZ NA COLOCAÇÃO QUE “TIME GRANDE NÃO CAI”, E ISSO REALMENTE É VERDADE, POIS EXISTEM NO BRASIL APENAS 05 (cinco) QUE SÃO: FLAMENGO, SÃO PAULO, INTERNACIONAL, CRUZEIRO E SANTOS, O RESTANTE SÃO BOSTAS QUE JÁ PASSARAM PELA SEGUNDONA, JÁ TIVERAM SEUS NOMES ESCRITOS COMO TIMINHOS DE SÉRIE B, PORTANTO PARA FINALIZAR EU NEM SEI PORQUE O BOTAFOGO QUER TER ESTÁDIO, NÃO TEM TORCIDA, NÃO GANHA NADA, É SIMPLESMENTE UM TIMINHO REALMENTE.

    Curtir

    1. MAURICIO 7 disse:

      poxa palmerim estou tendo a leve impressão que tem um pouco de inveja por o seu timinho que tem tudo, não ter um estádio e também nao ter o escudo mais limdo do mundo nao e??????KKKKKKKKKKKK!!!!!

      Curtir

  24. William disse:

    sou botafoguense, li o post e todos os comentários e o meu lado passional e extremamente fanático e faria te xingar bastante, heheh, mas eu prefiro um comentário racional
    para mim não faz diferença nenhuma o Botafogo ser grande ou não ser porque torcedor que é torcedor de verdade torce porque ama e não porque é grande mas vamos às trollagens desse texto

    1- a foto postada é do jogo da vingança em que o Fla devolveu uma goleada sofrida pelo mesmo Botafogo tema do post por 6×0(mas que vergonha, hem, levar de 6×0 do anão do Rio)

    2- nem vou entrar no mérito que o Botafogo fez várias excursões pelo mundo e em vários lugares existem clubes com nome homônimo por onde ele passou, só quero falar da América mesmo; o Bota já foi campeão da antiga Conmebol logo mesmo que em menor escala a América nos conhece

    3- sobre comemorar um carioca como um mundial só mostra o quanto a torcida é apaixonada, coisa que a do Fla também é e muito pq o que eu vi de flamenguista comemorando a Taça Guanabara de ontem com gol do Ronaldinho Gaúcho não está no gibi; o legal é isso: se o Bota ganha é rural, se o Fla ganha é mais um título na conta do soberano, tsc tsc

    4- falar de ídolo com botafoguense é até irrisório pq nós temos uma constelação de craques pela história; agora desmerecer o Túlio pq ele ganhou um Brasileiro e um RJ/SP; ah, pelo amor de Deus, o Pet é ídolo do Fla por causa do gol no Vasco em 2001 e o torneio era um CARIOCA

    5- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa do estádio foi boa principalmente pq seu Fla tem um e eu só ri por isso mesmo pq nem faço questão de estádio; Milan/Internazionale por exemplo dividem um estádio e são gigantes do futebol mundial

    6- só para reforçar que esse seu post demonstra uma pessoa que não entende bosta nenhuma de futebol(isso sem esquecer o fato de que eu jamais me posicionei sobre o Bota ser grande/pequeno) eu desafio vc a algum dia saber mais da história do Flamengo que eu pois o meu e-mail vc já tem; é isso mesmo, do Flamengo pq do Botafogo vc já provou que não sabe no texto, hahah.

    um grande abraço e boas trollagens(como essa) para ti

    Curtir

  25. Érika disse:

    “vocês não tem estádio, vocês não tem CT, seus títulos são roubados, a Rede Globo apóia vocês, torcida favelada, BLA-BLA-BLA”

    VOCÊS não tem títulos, não tem torcida, não tem história. Aliás, quem não tem isso não é não pode nem ser considerado um time…

    Junior, Zico, Leonardo.
    Zagallo, Garrincha. TUdo bem.
    Mas meu amigo, TÚLIO E LOCO ABREU? pelo amor de Deus!!! Então vamos falar de Ronaldinho e Adriano!!

    E já que VOCÊS gostam de falar do nosso Hexacampeonato. Tá aqui algumas questões para vocês responderem:

    1- PORQUE o Sport não reclamou do título em 87?
    2- PORQUE o São Paulo aceitou o título em 87? Será que ele só se lembrou quando era bom pra ele?
    3- PORQUE a CBF admitiu que não tinha como organizar o campeonato daquela época e DEPOIS inventou um tal de módulo ver e módulo amarelo, não reconhecido por TODOS os times da “primeira divisão”?

    Tudo bem, seus pequenos…nós temos 5 títulos se quiserem…aliás..
    5/6 nacionais, 31 estaduai, 1 Libertadores, 1 Mundial…NENHUM rebaixamento. (podem chamar de sorte, ou o que for. Pra mim, isso se chama CAPACIDADE algo que vocês não tem)
    Olha a ficha do Bostafogo agora:
    2 nacionais, 19 estaduais, 0 libertadores, 0 Mundial. Incrível não é?

    Beijos Bostafoguenses. CHOREM E CHOREM MAIS! NÓS AMAMOS VER OS NOSSOS VICES CHORAREM!

    Curtir

  26. luiz eduardo disse:

    a uma lenda que crake bom e aque ele que jogar bem com a bola no pe isso que tem historia futibolistica com garinhar e pele sao verdadeira lenda do futebol mundial e brasileiro.

    Curtir

  27. Andre Luis disse:

    Vc falou tanta asneira…que nem merece respeito…seu flamerdista babaca…CRICIUMA nunca foi campeao Brasileiro sua anta, e sim da Copa do Brasil. Por isso que odeio essa classe social chamada de flamerdistas, a mais baixa, mais sem dentes e completamente sem princípios, massa essa que representa o que a de mais podre em nossa sociedade Brasileira…nao preciso nem dizer mais nada…nao sao todos, mas uma grande parte, pessoas essas que nao estão nem ai para os seu adversários…falando assim do GLORIOSO BOTAFOGO, vc torna as conquistas do flamengo sem necessidade, que time e esse que disputa torneios com esse botafogo que vc falou? Se o Botafogo nao e grande, pq vcs comemoraram quando ganham do GLORIOSO? SUA ANTA, ANALFABETO!!!

    Curtir

  28. Fernando Antonio M. Távora disse:

    O Flamengo tem as cores vermelha e preta porque não iria cair bem o que eles desejavam fazer; eles queriam o branco e o preto; como o Fogão chegou antes, tentaram misturar vermelho com branco e deu o quê??? Não ficou bem visto, então decidiram deixar vermelho e preto, hehehe…

    Curtir

  29. André disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    Esmagou os coitados.
    Da próxima vez faz um sobre o Atlético-MG!
    Vai ficar bem parecido. hahahahahaha!
    É impressão minha ou eu vejo um descontrole dos botafoguenses que tentam justificar a mediocridade do clube? A desculpa deles é que o Botafogo foi campeão mundial com a camisa da seleção brasileira. hahahahaha!

    Curtir

  30. IVANDICK disse:

    O FLAMENGO MAMOU 30 ANOS NAS TÊTAS DA PETROBRÁS, POSSUIU OS MELHORES PATROCÍNIOS, E ATÉ HOJE, E PERMANECERÁ ATÉ SUA FALÊNCIA, NÃO POSSUI ESTÁDIO, SEDE PRÓPRIA, CT, É O CLUBE MAIS ROUBADO POR SEUS DIRETORES, NUNCA SERÁ GRANDE, POIS SUA IMENSA TORCIDA, É CONSTITUÍDA EM SUA MAIORIA, DE MISERÁVEIS, FAVELADOS, SEM-TETOS E SEM-TÊTAS…

    PRA REFLETIR: JÁ PENSOU, SE CADA FLAMENGUISTA ENTRASSE NA LOJA OFICIAL DO FLAMENGO, E COMPRASSE 01 CAMISA OFICIAL, AO PREÇO DE R$ 179,00 ??? 179,00 X 35.000000 O FLA SERIA O CLUBE MAIS RICO DO MUNDO! MAS, COMO BEM SABEMOS, POBREZA ATRAI POBREZA… É FATO!

    Curtir

  31. IVANDICK disse:

    SE SEU TÊXTO(duvido que flamenguista saiba escrever), FOSSE DIRIGIDO AO FLAMENGO, VOCÊ IRIA CITAR QUE O FLAMENGO É O TIME QUE TEM A MAIOR TORCIDA DE FLAGELADOS? DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE CAMELÔ? QUE DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA BRASILEIRA, ENCABEÇADA PELO GOLEIRO BRUNO PICADINHO, O FLAMENGO TB TEM A MAIOR TORCIDA? QUE O FLAMENGO É O CLUBE COM A MAIOR TORCIDA DE SEM-TETO? QUE O ZICO SEMPRE AMARELOU EM COPAS, DIFERENTEMENTE DOS CRAQUES DO BOTAFOGO? QUE ATÉ EM CURSOS DE VÍDEO-AULAS, OS FLAMENGUISTAS REPROVAM?
    VOCÊ CITOU APENAS UM PONTO DE INTELIGÊNCIA: “TEM GENTE QUE ACREDITA NO QUE QUER” E EU COMPLEMENTO: TEM GENTE QUE ACREDITA NO QUE QUER, E TEM GENTE, QUE ENXERGA IGUAL A BURRO DE CARGA. OU SEJA, USA AQUELA VISEIRA LATERAL, E SÓ ENXERGA O QUE A PLIN-PLIN QUER! VCs, SÃO A MAIOR MASSA DE MANOBRA DO BRASIL!

    Curtir

  32. Charles BRS disse:

    rsrr… muito bom, pena q foi escrito por um torcedor de um time que com a ajuda da mentirosa, manipuladora e stÂnica TV Globosta espalha a mentira de maior torcida do mundo, e a mentira mais deslavada que é o tal do Hexa… Poderia procurar pesquisar sobre a covardia desse time ao SE RECUSAR A JOGAR para disputar o título de campeão Brasileiro só porque teriam que enfrentar times rotulados como pequenos só porque não estÃO no eixo RIO-SP…
    Lamentável! Vou aproveitar e postar no meu blog uma matéria sobre A MENTIRA DO HEXA o flamengo.
    Não é questão de defender o Botafogfo não, pois nunc afui com a ara desse timinho, mas só pra defender a verdade e mostrá-la sempre que for pssível, doa a quem doer! :S

    Abraços manow! Q Criador te ilumine sempri1

    Abraço! ~~

    Curtir

  33. Lucas disse:

    A única coisa que esse RudyRafael faz é pegar uns clichês e argumentos furados, embelezá-los, escrever de forma culta e sair postando pra lá e pra cá. Tudo balela.
    E olha que nem torço pra times do Rio para ter antipatia ou simpatizar com algum deles

    Curtir

  34. Daniel Zhe disse:

    Tô nem aí pro Flamerda e pro Bostafogo.

    Mas cara, grandeza de um clube não é só por isso. Tem time na África que empilha campeonatos nacionais e títulos continentais e nem por isso pode ser considerado grande em âmbito mundial.

    O Botafogo é grande pelo reconhecimento que tem no Brasil todo.

    Fora a história do Botafogo (que não dá pra apagar!), ganhando Taça Brasil, servindo de base pro time da CBF, etc.

    Tem que respeitar os rivais.

    Curtir

  35. Walber disse:

    Tudo isso é muito relativo, pq um time é o melhor do mundo para os seus torcedores, sempre.

    O Botafogo pode não ter ganho tantos títulos, mas tem os seus méritos. É importante lembrar que, pelo contexto histórico, a participação do Botafogo no futebol brasileiro é mais ativa q a de muitos clubes q hj são grandes, como o São Paulo (e eu estou dizendo isso numa análise pura e simples, até pq o SPFC é o meu time). É importante lembrarmos q para um time ser considerado grande ou não, isso tbm é uma questão de história. E quanto ao fato de a torcida do clube ser pequena, isso é muito relativo, pois as pesquisas se utilizam de amostragens pobres e sempre são tendenciosas. O Santos, por exemplo, passou vários anos sem ganhar nada, e a torcida do clube era pequena. Quando o time começou a ganhar, misteriosamente os torcedores apareceram do nada. Na Europa, onde realmente se aprecia o futebol, todos os times tem sua representatividade e torcida, só q no Brasil, q se diz o país o futebol, todo mundo diz q torce para Flamengo, Corinthians ou para algum outro time q esteja em voga, pois no nosso país se aprecia futebol apenas por mera convenção social, e não pelo esporte em si. Achei o seu texto desrespeitoso e desnecessário, se vc é flamenguista, na sua cabeça o seu time vai ser sempre o maior, assim como acontece com o torcedor botafoguense. Já está na hora de o torcedor brasileiro parar de ficar acompanhando mesas redondas e olhar além do q vê.

    Curtir

    1. FOGÃO APAIXONADO disse:

      Muito senssata a sua opinião! É interessante a imaginação mediocre de torcedores que só fazem o seu time tornar-se antipatizado, o que torna realmente um time ser grande é notadamente a sua importancia na historia, e isto sem sombra de duvidas a historia do botafogo é enormemente grande e gloriosa. Valeu Walber.

      Curtir

  36. Arreguy disse:

    Desculpe-me Rafael…mas você ao falar “Pro mundo o Botafogo não existe”, você também quis dizer que o Atlético-MG, Bahia, Fluminense são “times pequenos”
    Vou deixar claro que NÃO sou botafoguense, nem flamenguista, sou atleticano MINEIRO…e meu Atlético também NUNCA ganhou uma Copa do Brasil ou Libertadores…foi o 1º campeão brasileiro, foi rebaixado em 2005, e só por causa disso meu time não será considerado grande?A escolha é sua, respeito seu blog e seu texto…

    Curtir

  37. Anônimo disse:

    Esses internautas, não tem o que fazer! Quando o Rudy aborda assuntos importantes e construtivos, poucos comentam! Agora quando se fala de times de futebol, às pessoas entram num estado de histeria que me enoja. Vamos deixar, o futebol de lado, e vamos evoluir mais. Apesar que falando dessa forma, para essas pessoas, que só tem o futebol como objetivo de vida, é uma perda de tempo… Rudy, pode ter certeza que esse post vai bater recorde de comentários. PODES CRER! hehehehehehe

    Curtir

  38. Will disse:

    cara vc e uma ameba que pensa que o botafogo e de 2000 pra cá

    wikipédia não é segura não pode ficar tranquilo

    para de ler nesses sites se vc não vivenciou isso para de escrever assuntos sem nexos

    como o bota não tem estadio, e flamengo tem?

    o maracanã tbm é da prefeitura

    mané

    Curtir

  39. Ronaldo disse:

    quem é voce??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    O Botafogo não é grande. É ENORME!

    Curtir

  40. Gustavo disse:

    o autor do texto deve ter aprendido a argumentar agora, juntou umas coisinhas que sabia (como “o engenhão não é do botafogo” ou “time grande não cai” – mas esqueceu que o flamengo tampouco tem ou teve estádio, em toda a sua história, e, se cair não é coisa de time grande, o que seria brigar pra não cair em 7 dos 10 campeonatos disputados no atual século? entrar como figurante, sim, é coisa de pequeno) e fez esse post historicamente ignorante.

    Curtir

  41. Gustavo disse:

    argumentos simplistas e generalizações aleatórias.

    muitas falácias.

    poucos fatos relevantes.

    apesar do linguajar até culto, se comparar com os demais flamenguistas, muita merda foi dita.

    o botafogo foi o 12o time do século XX, foi base de seleções e ganhava títulos quando o brasil ainda era desarrumado e não tinha campeonatos organizados; mudava-se de nome e fórmula como o flamengo troca de técnico e diretor de futebol.

    infelizmente algumas pessoas não tiveram idade para assistir a época de glória do botafogo. coincidentemente, essa mesma época assistiu aos títulos do flamengo. e aí que eu falo: a época grande do botafogo foi de 1904 até 1968. a época de grande do flamengo vai de 1980 até 1992.
    fora isso, ambos os times tiveram apenas surtos, um título para cada 5 anos brigando para não cair.

    um time foi grande por 64, sendo inclusive, base da seleção brasileira tricampeã. o outro? foi grande por 12 e cedeu jogadores que fracassaram na seleção.

    cada um vê o que quer. ambos são times grandes, cada um ao seu jeito e sua época. hoje em dia, o botafogo tem mais estrutura e estabilidade. já, no flamengo, nem o ídolo zico deu jeito: falou que seu nome era 01 e pediu pra sair.

    em tempo: esse 6×0 também aconteceu do lado do botafogo, no aniversário do flamengo.

    beijos e estude mais futebol.

    Curtir

  42. Luís Fillipe disse:

    Isto é apenas lenda, são histórias repetidas como verdade e que acabaram associando-se ao imaginário popular e adquirindo a figura de uma realidade intransponível.

    Assim como o flamengo ser Hexa brasileiro né?
    Ridículo considerar isso sendo q no outro módulo tinha times com ótimas campanhas no brasileiro do ano anterior

    Curtir

  43. Luís Fillipe disse:

    Um bom estádio também não faz parte da história do Botafogo. Alguns pensam que o Engenhão é do Botafogo, mas não sabem que o estádio é da Prefeitura do Rio de Janeiro e que o Botafogo é apenas administrador do local.

    Um bom estádio faz parte da história do Flamengo?
    Ainda temos mt história na época do estádio de General Severiano e ainda tivemos o Caio Martins

    Curtir

  44. Luís Fillipe disse:

    Para o Botafogo basta ganhar um campeonato que a situação vira lenda e por décadas e gerações se fala disto; até porque não tem outras conquistas para falar.

    Nossos ídolos estão na seleção do século XX da FIFA e os seus?
    O que os ídolos de vcs conseguiram de sucesso em um parâmetro mundial? já sei, conseguiram a libertadores mais ridícula da história e um mundial em q os times europeus não davam a mínima importância.
    O que fizeram pela seleção brasileira?
    Os meus ídolos são reconhecidos internacionalmente. Quem é Zico para o mundo?

    Curtir

  45. Bel disse:

    Cara, se não entende de futebol não fala merda rapá!
    Flalixo tem que estrutura, me diz?
    Botafogo é muito maior que o seu lixo de time, se voce não sabe.
    SE MATA MULEKE, É UM BEM QUE VOCE VAI FAZER.

    Curtir

  46. Luís Fillipe disse:

    Túlio, nos anos que ficou no time (1.994 a 1.996, 1.998, 2.000 e 2.009) não conseguiu nada além de um campeonato brasileiro e um interestadual (Rio – São Paulo – 1.998).

    túlio em 2009?

    Curtir

  47. Luís Fillipe disse:

    O Botafogo é um dos times já rebaixados para a série B do campeonato brasileiro e time grande não cai. Dos times considerados grandes do Brasil, o Botafogo é o único time que foi rebaixado e subiu sem ser campeão da 2ª divisão.

    Então Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Vasco, Fluminense não são grandes. O Fluminense foi campeão da série B quando?

    Curtir

  48. Luís Fillipe disse:

    Em termos de popularidade por regiões do Brasil, o Botafogo divide o último lugar da preferência dos brasileiros com o Fluminense em todas as regiões do Brasil, à exceção do Sul, onde a torcida é tão pequena que não chega nem a pontuar para ser considerada.

    Olha Brasília e Juiz de Fora só esses pra vc ter uma noção.

    Curtir

  49. Luís Fillipe disse:

    Considerando que o Bahia foi campeão brasileiro antes que o Botafogo e que há empate técnico em número de torcedores, não há razões razoáveis para dizer que o Botafogo é maior que o Bahia.

    considerar ordem de título é foda. Olha os números pra poder falar q o Bahia é maior. Olha a contribuição do Bahia para o Brasil e olha a do Botafogo. Olha a estrutura e o dinheiro do Botafogo em relação ao do Bahia.

    Curtir

  50. Luís Fillipe disse:

    É o time de seu estado que mais tempo passou sem ganhar um único título estadual sequer, 21 anos (de 1.968 a 1.989).

    antes e dps dos 21 anos era um título atrás do outro. O fluminense passou diversos períodos com 10 anos sem títulos, 7 anos.

    Curtir

  51. Wesley disse:

    Time grande não cai?

    Deixa de ser incoerente rapaz!

    Isso é de uma meninice sem tamanho!

    Botafogo, Grêmio, Corinthians, Vasco, Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense, Milan, Juventus, Internazionale, Manchester United não são grandes ?

    Pois todos já foram rebaixados!

    VÁ ESTUDAR O FUTEBOL!

    Curtir

  52. Luís Fillipe disse:

    Para o mundo, o Botafogo não existe.

    O Botafogo é o time brasileiro q disputos o maior número de jogos internacionais. Sendo reconhecido no mundo inteiro devido ao time de Garrincha e cia.

    Curtir

  53. Henderson disse:

    Tsc, tsc, tsc…essa “Geração Playstation” cada dia mais me envergonha. Essa geração que acha que se um time não ganhou nada nos últimos dez anos é porque não é time grande. Essa geração que não tem noção dos grandes jogadores como Zagalo e Garrincha que já passaram por esse clube. É uma lástima. Seria cômico, se não fosse tràgico.

    Curtir

  54. Luís Fillipe disse:

    Amigo, se for por ordem de qm ganhou título nacional o Botafogo está anos luz na frente do flamengo. Por ser o 1º carioca campeão nacional em 68 enquanto o flamengo só foi conseguir um título nacional em 1980

    então estuda antes de falar merda

    Curtir

  55. Felipe disse:

    O seu texto me parece algo como botar uma roupa bonita em um absurdo para fazer deste, algo apresentável.
    O botafogo não é conhecido no mundo? Pergunte isso a Franz Beckenbauer
    Quanto a títulos, o Brasil deve ao botafogo 2 copas do mundo, portanto, mais respeito.

    mas como vc disse sem seu texto, qualquer um pode acreditar no que quiser, vc pode acreditar que o clube escolhido pela fifa como um dos 12 maiores do mundo no século XX é pequeno, médio ou grande, o problema é todo seu

    Curtir

  56. Will disse:

    cara como vc pode falar isso, é um desrespeito, o seu time amado o flamengo nunca fo rebaixado por sorte, se lembra do paysandu, quando caiu por que perdeu pontos se não fosse ele a porcaria desse urubu teria ido para segunda, o seu time revelou Zico… ganhou quantas copas? se eu falar de grandes idolos do botafogo vou ficar o dia inteiro aqui, vc e um flamenguista que nasceu nos anos 90 e não sabe de nada e vem digitando merda, o Tulio não foi pelo gol do titulo de 95 que virou idolo, ele fazia gols como ninguem, e ele chegou a seleção então ele deve ter feito mais do que um gol do titulo né, por que se eu usar o seu criterio de gol do titulo o roger do fluminense em 2007 seria idolo…, e tambem o flamengo é um time mediocre de diretoria mediocre e pensa que vanderlei luxemburgo vai fazer alguma coisa

    Curtir

  57. Felipe disse:

    “O Botafogo é um dos times já rebaixados para a série B do campeonato brasileiro e time grande não cai. Dos times considerados grandes do Brasil, o Botafogo é o único time que foi rebaixado e subiu sem ser campeão da 2ª divisão.”

    e o fluminense entra aonde?

    Curtir

  58. Bruno Lima disse:

    Só vou lhe dizer uma coisa amigo flamenguista:
    Se você se orgulha de bater no peito e dizer que sua seleção é penta, agradeça ao Botafogo.

    Já perdi tempo demais discutindo com gente que não sabe merda nenhuma de futebol.

    É sempre a mesma ladainha. Ah, meu time tem mais títulos e bla, bla bla…

    Curtir

    1. Gabriel disse:

      E por acaso dizer que é hexa campeão brasileiro ñ é lenda?Aliás,qual o estádio do Flamengo msm?Sei…..por acaso existem ídolos q se comparem a Zagallo,Garrincha,Túlio e Loco Abreu(capaz d realizar cavadinhas em final de estadual e em Copa do Mundo)?….Ah sim,os ídolos do Fla são Adriano,Vagner Love e o inesquecível goleiro Bruno,acusado de mandante por assassinato.Nossa,prefiro ser torcedor do Botafogo msm.Nunca tivemos atletas carcerários.Mas é como disse o tal do Rudy Rafael:cada um acredita no que quer!

      Curtir

Deixe um comentário