A sova que o Mega Drive levava do Master System

 

É sabido que o Mega Drive levou uma boa e constante surra do Super Nintendo em todo o tempo que durou a console war dos 16 bits. Anos amargurando o contrato de exclusividade da Capcom com a Nintendo, jogadores de Mega sonhando e tendo espasmos com Street Fighter II, o áudio tacanho condenando as adaptações dos arcades, no Brasil a dependência exacerbada da Tec Toy e tudo sempre escondido pela propaganda da velocidade do processador; como se mover um bichinho guti guti bem rápido compensasse o silêncio de hadoukens e shoryukens. Era o tempo em que a arte criativa esculhambava geral com a esquizofrênica fixação por gráficos, os critérios dos jogadores eram outros e um jogo não era considerado melhor que outro só pela imagem.

A Sega, mesmo sempre estando um passo atrás em estratégia, como o erro crasso do Sega CD, e hardware, dominava bem a arte de segurar a peteca e fez o que nenhuma empresa jamais conseguiu fazer com um console: jogar efetivamente um console de geração anterior na guerra atual e dividir o mercado. Apesar do Master System ser de 8 bits, e obviamente não ter processador para participar da guerra dos 16, seu papel nesta época merece o reconhecimento de qualquer cidadão que não mexia os joysticks dos 8 e 16 bits para os lados esperando que o personagem se movesse e para cima achando que iria pular. O Mega não teve força o suficiente para desbancar o Master assim como o Super teve pra tirar de cena o Nintendo.

A surra que o Mega Drive levou do Super Nintendo é compreensível. Toda geração tem um console que apanha do rival, como atualmente o Xbox 360 apanha severamente do Playstation 3. Esta surra que o Mega levou na console war dos 16 bits é aquela que todo mundo sabe que teve mas resolve ficar em cima do muro e não se posicionar por um tipo de respeito à história do console, da mesma forma como tem gente que respeita The Doors e acha que The Doors fazia música. Porém, não há respeito algum no mundo que possa não só negar que o Mega apanhou muito do Super Nintendo como também levou uma grande sova do seu console irmão, o Master System. Dividir mercado com um console da mesma geração até vai, mas com um da anterior é feio demais.

Mesmo o Mega Drive tendo especificações técnicas melhores que o Master System, o que nada mais era do que sua obrigação por ser de geração posterior, tendo o dobro do número de bits, ainda assim conseguiu a proeza de apanhar feio do Master em muitos jogos. De um lado o Mega levava pau do seu rival, do Super Nintendo através dos exclusivos e das melhores adaptações, de outro apanhava até mesmo de seu irmão, o Master, através daquilo que mais faltou entre os consoles: o abismo entre as gerações. Naquilo que o Mega deveria ser imensuravelmente melhor que o Master não era, além de ser pior em muita coisa. O Super Nintendo fez esquecer o Nintendo, mas o Mega Drive não fez esquecer o Master System. Deveria ter feito, era a sua obrigação na escala evolutiva do progresso tecnológico, mas não fez.

Alex Kidd in Miracle World, uma unanimidade; in the Enchanted Castle, a maestria da falta de carisma em todos os aspectos. Castle of Illusion do Master, uma aula de desafio; do Mega, contagem regressiva para o final. Phantasy Star do Master, o avatar de uma nova era; do Mega, total descontrole da Sega, não sabiam o que fazer e ficou bem claro. Ghouls´N Ghosts do Master, uma gloriosa mecânica de jogo através da evolução; do Mega, mera adatpação. Sonic do Master, único por si só e que não deve em nada e ainda supera fabulosamente a versão do Mega na trilha sonora. Mortal Kombat do Master, uma grande surpresa; do Mega, não fosse a propaganda do sangue a grande decepção que foi estaria em evidência. Golden Axe do Master tem dificuldade muito maior que o do Mega.

Ninja Gaiden do Master, o melhor já feito; do Mega, o pior, trilha sonora patética, beat´em up desqualificando totalmente o jogo. Jogos de Verão do Master, clássico; do Mega, fracasso. Lucky Dime Caper, sistema de ataques perfeito; Quackshot, ataque lenga-lenga. O Master teve Wonder Boy simplesmente com o in Monster Land como Mônica no Castelo do Dragão e o Mega aquela coisa que todo mundo sabe do in Monster World. Street Fighter II do Master fez todo mundo se admirar; do Mega, à exceção dos fanboys descontrolados que não enxergam a realidade, qualquer um percebe a gritante falta de qualidade do jogo. As esperas no Mega sempre foram frustrantes, enquanto as do Master sempre surpreendentes; mesmo que, qualquer um que tivesse ciência das especificações técnicas do Mega Drive, especialmente em relação ao áudio, soubesse que não daria pra esperar muito mesmo.

Não bastasse a extensa lista de jogos em que o Master System bateu muito no Mega Drive, ainda há o quantum das versões de 8 bits que não ficaram devendo em nada ou muito pouco para as versões de 16 bits. As versões do Mega deveriam obrigatoriamente, pela capacidade do console e por seu status de disputar a console war com o Super Nintendo, terem passeado em comparação às do Master, mas não foi isto que ocorreu. Versões do Master de jogos como Super Monaco GP, After Burner, Space Harrier, Altered Beast, Out Run, The Secret Of Shinobi, Strider, Moonwalker, Taz Mania e Chuck Rock entre tantos outros mostram porque o Master continuou dividindo o mercado na console war de 16 bits. O console que deveria ter sido esquecido não foi e o que deveria ter feito a brutal diferença não fez.

Quando os jogos tinham que se manter mais pelo que eram em essência do que pelo apelo do nome da franquia e quando as softhouses sabiam que o público iria exigir mais do que as mesmas engines com personagens e cenários diferentes, como é atualmente, o Master System fez história, assim com o Mega Drive também fez. O Mega foi o único console a dividir espaço real com seu antecessor e o Master o único a bater de frente com o seu sucessor. A aproximação do Mega com o Master e o abismo entre o Super Nintendo e o Nintendo já são suficientes para acabar com qualquer dúvida sobre os resultados das console wars da 3ª e da 4ª geração. A Nintendo mostrou o porque de um super, enquanto a Sega não mostrou o porque de um mega, mas mostrou fácil o porque de um master.

 

40 comentários sobre “A sova que o Mega Drive levava do Master System

  1. O Devaneio de Rute disse:

    Opinião é pessoal.
    Mas o Master que durou mais que o NES, não foi “enterrado” pelo Mega por ser melhor,
    depois de 1989 tudo o que era investimento classe A foi para o filho mais novo.

    As séries Golden Axe e Phantasy Star, carros chefes da SEGA, provam isso. O Sonic de Mega foi eleito “O JOGO DO ANO NOS USA”, diferente da popularidade estadunidense do Master.

    Se o Master sobreviveu, foi por uma coleção pequena de títulos bons da própria empresa (lutar contra o monopólio de softhouses do NES), ports (os bons) do Game Gear e insistência da SEGA europeia e da Tectoy aqui até 1996, pois era um console querido, e muitos ainda não tinham poder aquisitivo para mudar de plataforma, visando até mesmo o público mais infantil no fim de linha.

    Mas convenhamos, que Golden Axe no Master zerei muito mais rápido que no Mega (não jogou a versão integral do game?) e Street Fighter II do Mega só tinha o problema da fidelidade de voz, de resto, conversão perfeita.

    Curtir

  2. SEGA disse:

    NÃO ENPORTA QUAL E O MELHOR , MAIS SIM SEU VALOR NA SUA VIDA ,
    A MEGA DRIVE VS SUPER NINTENDO, ENRESISTENCIA MEGA GANHA ! POIS EU CONPREI 10 E SO 1 NÃO FUNCIONOU JA SUPER NINTENDO. DE 8 SO 0 PEGOU ,SUPER NINTENDO SO E BOM PELO SEU CHIP DE VIDEO, MAIS SEU MICRO E MAIS LENTO , NÃO CLASIFICO UM VIDEO GAME PELO SEUS JOGOS, MAIS SIM PELO VIDEO GAME E SUA HISTORIA , MAIS DIGO UMA COISA , CLASICOS VIDEO GAMES
    ATARI , NINTENDO 8BITS, MASTER SYSTEM, MEGA DRIVE, SUPER NINTENDO…
    DURA MAIS MAIS QUE PSP, PS1,PS2, PS3, XBOX . FAIZ O TESTY JOGA NO CHÃO E VÊ QUEM FUNCIONA DEPOIS….!!!

    Curtir

  3. NECROMAYHEM DEATHCRUSHER disse:

    VI MUITA GENTE FALAR QUE O SNES É SUPERIOR AO MEGA DRIVE. EU JA DISCORDO. PELO MENOS EU ACHO SONIC 1, 2 E 3 MUITO SUPERIOR A QUALQUER COISA DO MARIO, CLARO QUE EU APRENDI A JOGAR DESDE CEDO SONIC PORQUE EU TIVE MEGA DRIVE EM 1993, MAS ACHO SONIC MUITO SUPERIOR A MARIO. OS 3 PRIMEIROS SONIC DO MEGA DRIVE, SÃO OBRAS PRIMAS. E O MEGA DRIVE NÃO DEVE EM NADA PRO SUPER NINTENDO EM OUTROS JOGOS, O SNES PODE TER FINAL FIGHT, O MEGA DRIVE TEM STREET OF RAGE.

    Curtir

  4. Snake wings disse:

    Sem dúvida alguma o autor do tópico viveu nessa época! Provavelmente o Master foi seu primeiro console, não porque quis, pois pediu aos pais um Mega-Drive no dia das crianças e acabou ganhando um Master System com o jogo da Mônica. Não tendo outra alternativa, a duras penas,acabou tendo que se conformar com a sitiuação, e por isso, nutre um ódio incomum com o aparelho de 16 BIT da SEGA.

    Curtir

  5. Milton Rubinho disse:

    Esta surra que o Mega levou na console war dos 16 bits é aquela que todo mundo sabe que teve mas resolve ficar em cima do muro e não se posicionar por um tipo de respeito à história do console, da mesma forma como tem gente que respeita The Doors e acha que The Doors fazia música.

    MITICO! MEU HEROI! Eu achava que somente EU via The Doors como uma “banda de junkies que so junkies entendem as musicas”… e como eu nao tomo nem cachaca…

    Curtir

  6. jackie chan disse:

    nem tive o trabalho de ler tudo…ja na segunda estrofe, li tamanha besteira que desisti….cara mal informado fazendo materias dessa…

    tamanho é a desinformação, que diz que o xbox leva uma surra do play 3! amigo, procure saber primeiro… quem vendeu mais? 1º wii 2º xbox 3º ps3 ……fala serio

    sobre mega e snes aí citado…nem vou perder tempo respondendo….

    Curtir

  7. charles disse:

    desculpa cara mas vc nao entende nada de games dizer que o mega drive sempre foi a sombra do master system e dizer que o xbox360 sempre levando surra do ps3 nossa tu é muito fora da casinha e outra coisa a versao de street fighter e mortal kombat do mega era bem melhor que o super nintendo digo isso porque na época eu tinha os 2 consoles eu acho que na época tu nao tinha grana pra comprar um mega e jogava master e ate hoje nao se conforma com isso

    Curtir

  8. Mariposa disse:

    OOOhhh!!! Fala assim do sonic não que eu sou fã de carteirinha!!! kkkkkkkkk!!! Gente não esquece que o mega também tinha o mortal combat!!! O mortal é uma série que se sustenta até hoje!!!

    Tenho até hoje o mega drive e com tudo funcionando!!

    Acho que o Xbox só ficou bom depois que surgiu o kinect, antes disso os PS e até mesmo o nintendo 64 era melhor…

    Hoje em dia a disputa não ta muito desigual já que quase todos os componentes são compatíveis…

    Curtir

  9. jose disse:

    RIdiculo seu comentario sobri o xbox disendo que o xbox leva uma sur ? do ps3. o xbox é um vidio game tão bom quanto o ps3 o melhor porque não usa blu ray e fas jogos igual o supurior e na verdade quem levo uma surra foi o ps3 do WII da nintendo.Eu já gostei muinto da sega com o seu mega drave um vidio game utrapassado,lembru de strete of raga de sonic. o super nintendo era maravilhoso o mega drive tambem vc é mas um ind? que gosta de marca e esqueci os jogos

    Curtir

  10. Graciliano disse:

    The doors não faz musica
    O xbox apanha do PS3
    toda a conversa de que o master sistem era melhor do que o mega drive…
    Nada disso faz o menor sentido para mim e para qualquer pessoa de mente sã.

    O master sistem foi realmente um ótimo video game, assim como o mega também o foi. E ambos foram piores do que seus concorrentes da Nintendo. Isso é um FATO. Mas ser pior não quer dizer que é ruim. Eu tive um master sistem e gostei muito, achava os graficos melhores do que os do nintendo 8 bits, mas gráfico não é tudo. Adimito que escolhi o SNES por causa dos gráficos (bem melhores do que os do mega) e desde então sou Nintendista, mas isso não me faz sair por aí dizendo bobagens tipo que o Wii é melhor do que o PS3 e o Xbox 360 pq simplemente não é. na minha opinião de Nintendista o melhor video game da atualidade se chama XBOX 360. Pode até ter uma máquina inferior ao PS3, mas o controle, is exclusivos e o Kinect desbanca o PS3 facilmente. Peço desculpa aos Sonystas mas podem chorar se quiser.

    PS – NÃO SOU CAIXISTA

    Curtir

  11. Antonio Neto Kosovo disse:

    Primeiramente, “surra” não define o que houve entre Mega e SNes. É sabido que o SNes vendeu mais em menos tempo de vida, porém “surra” seria um termo exagerado. Mega vendeu cerca de 40 milhões de unidades, e o SNes quase 50 milhões. Em uma geração ainda disputada pelo TurboGrafx e pelo NeoGeo, essa diferença fica mais relativa ainda. Lembrando que o produto principal da Sega sempre foram os arcades, o que faz com que sua conquista com o Mega Drive seja mais admirável ainda, mesmo com inúmeras burradas mercadológicas.

    Apenas um ano e três meses separaram SF2WW do SNes do SF2SCE do Mega. Algo irrisório se falamos de exclusividade, ainda mais se considerarmos que a Sega teve que projetar e lançar um controle de 6 botões para que o jogo valesse a pena de ser lançado em seu sistema. Além disso, temos como vantagem para o lado da Sega a jogabilidade no Mega Drive, facilitada tanto pela superioridade do controle (aqui considerando o 6 button) quanto pela má adaptação do SNes nesse quesito. Só o fato de o SNes não permitir o CPS1 Chain Combo já tira a sua versão da preferência dos jogadores de alto nível e competidores. A exatidão dos controles com certeza vai ser sempre um requisito mais importante numa adaptação do que os gráficos ou sons. Se convertemos um jogo para plataformas inferiores, o que é o caso da conversão do arcade SF2 para os consoles Mega e SNes, é óbvio que teremos percas gráficas e sonoras. Porém, nada explica que a jogabilidade seja alterada. E é o que acontece no SNes. Não só aqui como em qualquer Morta Kombat, em especial no MK1, que tem o gravíssimo prejudicial de ter tirado a violência (sangue e fatalities). Por último, mesmo com o som defasado do Mega Drive, esse manteve a entonação e o timing do audio do arcade, tanto nas vozes quanto nas músicas. Ou seja, em praticamente todos os aspectos, a versão do Mega segue mais fiel ao arcade que a versão do SNes. Acredito que o fato de ser lançado com atraso seja o de menos para quem queira um jogo bem feito.

    No texto, lemos que “como se mover um bichinho guti guti bem rápido compensasse o silêncio de hadoukens e shoryukens”. Ora, como eu já disse acima, não só o Mega trazia as vozes sim no SF2, como trazia de maneira mais fiel ao original. E quanto ao fato de mover um bichinho guti guti bem rápido, isso é razão do alto processamento do Mega Drive. Alto processamento esse que permitia não só fazer o bichinho guti guti mover bem rápido que qualquer personagem da Nintendo (mesmo se usando chips), mas também termos vários inimigos em tela em um beat’em up, por exemplo. Velocidade de processamento não é apenas velocidade de locomoção. Lembra do Final Fight 1 do SNes, que não permitia dois jogadores, porque não conseguia processar tantas sprites ao mesmo tempo? Lembra do Final Fight 3, que fica todo lento quando a tela enche de inimigos? Então. Isso não acontece no Mega Drive, que coloca um número bem alto de sprites na tela, sem o mínimo slowdown. Jogue Streets of Rage 2 em um nível de dificuldade alto, até mesmo de dois, para ter várias sprites grandes, e veja o lucro de se poder mover um bichinho guti guti bem rápido.

    O trecho “a arte criativa esculhambava geral com a esquizofrênica fixação por gráficos, os critérios dos jogadores eram outros e um jogo não era considerado melhor que outro só pela imagem”, é o mais fácil de rebater. Simplesmente porque nunca é usado por quem defenda o SNes. Converse por 5 segundos sobre gráficos com quem queira defender o SNes e fatalmente o jogo DONKEY KONG COUNTRY irá aparecer. Um primor técnico, que vai na contra mão do Mega: alto número de cores e músicas / sons magistrais. Se continuar a conversa, vai ouvir que o MK1 do SNes é melhor que a do Mega, mesmo tendo a jogabilidade bugada, gravidade lunar, ausência do carro chefe do jogo – fatalities – e sangue, só por causa dos gráficos. Sempre o SNes será enaltecido pela superioridade técnica, mesmo sendo obrigação dele ser superior, dado que foi lançado DOIS ANOS após o Mega Drive. E o pior: sempre usam o critério técnico para ressaltar o SNes, mas mesmo assim ele era inferior (e posterior) ao NeoGeo.

    Na verdade, pode-se perceber a sua linha de raciocínio ao confrontarmos sua crítica com sua opinião sobre o SF3. Você elogia tanto o SF4, quando que ele nada mais é do que o 3 com os personagens do 2. Ou seja, dá prioridade ao pré-concebido, em detrimento ao aprofundamento. E isso se confirma ao preferir a versão SNes de SF2 e de rebaixar a do Mega. SF3, se deu lutar a Tekken, foi pelo apelo popular, dado que Tekken se destaca pelo button masher, e SF3 pela técnica. Ou seja, usa um critério amador / superficial para tirar uma conclusão precipitada.

    Também não vi nexo em dizer que o Mega não desbancou o Master System. A divisão do mercado entre Mega e Master aconteceu muito mais pelo fato de o Master receber jogos do Game Gear, e pelo fato de a Sega querer compensar o mercado dominado pelo monstro NES e suas exclusividades (para ganhar mercado, a Sega até lincensou jogos próprios para o NES). Nas comparações entre as versões Mega e Master, ausência total de sentido. Dizer que alguém admirou o travadíssimo SF2 do Master, e dizer que o do Mega peca em qualidade (quando tem muito mais semelhanças em relação ao arcade que a do SNes)? Dizer que o MK1 do Mega só é melhor por causa da violência (como se o jogo fosse famoso por algum outro motivo)? Chamar Quack Shot de ataque lenga lenga? Justificar a inferioridade do Mega em razão de um Ninja Gaiden mal feito, feito por third? Fica evidente nessa parte do texto que a intenção é desmerecer, mesmo que sem nexo com a realidade, o Mega Drive. Talvez merecesse atenção se falasse de Road Rash – esse sim, que ficou muito competente no Master, ao ponto de fazer com que a versão do Mega devesse ser bem melhor. Que o Mega dividiu mercado com o Master é evidente – assim como a Sega ficou famosa pela má gerência, que resultou em sua quase falência. Mas o Master sequer arranhou o domínio do Nes, enquanto o Mega foi um forte concorrente do SNes.

    Pior ainda dizer que o Xbox360 apanha do PS3. Até onde constam dados oficiais, o PS3 vendeu menos que o 360. E se foi em vendas que você diz que o Mega levou surra do SNes, agora entrou em contradição, pois o PS3, apesar de ser um hardware mais potente que o Xbox360, vende menos.

    A vontade de escrever é boa, mas falta aprofundamento, coerência e imparcialidade.

    Curtir

  12. Anderson disse:

    Curioso alguém falar sobre o Street Fighter II do Mega Drive como sendo infinitamente inferior ao SNES. E mais curioso é julgar quem diz o contrário como fanboy. Há diversos fundamentos que mostram que se o objetivo de uma conversão é a fidelização desse produto com o produto original, então a versão do Mega Drive e a do SNES no quesito gráfico estão praticamente empatados, no quesito sonoro o Mega Drive é o mais próximo ao ARCADE, mesmo com recursos de áudio inferior ao SNES e a jogabilidade do Mega Drive é TOTALMENTE superior a do SNES, por ser 100% fiel aos recursos disponibilizados no ARCADE.

    Joguei SFII até fevereiro de 2011 a nível nacional. Aposentei-me no jogo por não existir mais oponente no Brasil a superar o nível que alcancei. Não sou fanboy, tampouco desconheço os recursos que o jogo pode oferecer. Percebo todos os detalhes presentes no jogo. Afinal, desde 1991 a 2011 que jogo esse jogo. Contabilizo só no período de 2008 a 2011 cerca de 40 mil lutas realizadas. Posso falar sem ismo (e sem falsa modéstia) sobre detalhes da mecânica proposta na conversão para o SNES e para o Mega Drive, versões que muito utilizei tanto para treinos quanto para avaliações técnicas.

    Esses detalhes estão dispostos aqui – http://forum.jogos.uol.com.br/street-fighter-ii-comparacoes-mega-snes-arcade_t_1256988?page=5 . Leia meus posts (e os dos outros) até a página 10.

    Mas se preferir o resumo da ópera, a versão do SNES não possui um recurso utilizado AMPLAMENTE na jogatina atual de SFII. Já a versão MEGA DRIVE possui.

    E, já que ambas as versões são limitadas por questões de hardware, o que sobra para julgamento é a jogabilidade. E, lamentavelmente a versão SNES não é fiel ao ARCADE.

    Falar mal de um jogo exige ao menos conhecimento sobre este. E, com certeza você não possui esse conhecimento pleno.

    Abracos
    Anderson

    Curtir

  13. Slasher disse:

    Concordo que o Master System foi um grande console. Possuía gráficos superiores aos do NES e quase semelhantes aos do Mega, mas o som dele era um lixo, a qualidade do som era tosca.

    Alguns jogos podem ter sido melhores, mas em um termo geral, o Mega foi melhor que o Master, e não por acaso, o melhor vídeo game da história da Sega. Foi o console que fez a empresa crescer o suficiente p competir com a Nintendo. Antes e depois do Mega a empresa só levou fumo.

    Quanto à briga entre 360 e PS3, naum tenhu nenhum dos dois para afirmar. Pra mim o melhor da atualidade é o… PC. Sempre.

    Curtir

  14. Ricardo Silva disse:

    1º – A MegaDrive não levou uma “constante surra” da SuperNintendo.

    2º – Acabou por ter á mesma o Street Fighter II Special Edition e futuros Street Fighters

    3º – O Brasil tornou-se ao longo dos anos um “paraíso” de piratagem e de cópias incessantes de consolas genuínas… e ainda o é hoje em dia – essa Tec Toy é a culpada principal por lançamentos de cópias de segunda categoria com apenas 3 ou 4 jogos dou muito rápidamente como exemplo este fabuloso futuro lançamento retirado diretamente do site ofifical: MEGA DRIVE 4 GUITAR IDOL

    4º – As melhores conversões de arcade, na época de 16-BIT eram… por mais que doa a quem não acredita, na MegaDrive

    5º – A SEGA não estava um passo atrás, mas sim demasiado á frente para o seu tempo, basta ver o exemplo da Dreamcast.

    6º – A Master System poderá ter vendido mais no Brasil mas justamente devido a ser já uma consola ultrapassada assim sendo muito mais económica.

    7º – A Xbox 360 não está apanhando “severamente” da Playstation 3 – em termos de vendas mundiais por acaso ainda está á frente e se existe alguma que está a dar surras nesta geração é a Wii nessas duas.

    8º – A MegaDrive não é uma das melhores consolas de sempre por “respeito” mas sim por mérito

    9º – O meu caro amigo compara os jogos de Master System con os de Mega com uma paixão que não consigo compreender, “Mortal Kombat do Master uma grande surpresa” ??? Golden Axe mais dificil??? Ora sendo assim devo concluir que para si 95% dos jogos hoje em dia são uma completa e esmagadora perda de tempo devido á imensa facilidade comparada aos jogos de antigamente. Não existem continues, nem vidas… apenas saúde regenerativa e save points

    10º – Mônica no Castelo do Dragão???? O meu caro amigo está a falar de jogos que só foram lançados em território brasileiro e que hoje em dia com certeza nem os mais afetos fãs atrevem-se a sacar em ROM… e compara isso com o Monster World???? Street Fighter II na Mega com gritante falta de qualidade??? Era quase arcade-perfect meu caro e tinhamos um comando de 6 botões (cada um com a sua ação) para jogar e não o Pad com 2 botões da Master!!

    11º – As “esperas”…??? Peço desculpa não compreendo o que quer dizer com isso mas espero sinceramente que não se esteja a referir por “loading times” pois então aí é que eu parava de escrever!

    12º – O Master fez brutal diferença pelos motivos que já disse: mais barato. Quando se vende… aposta-se mais e é isso que aconteceu no Brasil mas garanto-lhe caro amigo que o mesmo não aconteceu no resto do mundo.

    13º – “o Master o único a bater de frente com o seu sucessor” – novamente meu caro basta fazer-lhe a seguinte pergunta: acha que a Playstation 3 vai chegar ás 120 milhões de Playstation 2??? Ou a Playstation 2 foi apenas agora lançada no Brasil e a Playstation 3 é ainda uma miragem???

    Curtir

  15. Andy Warhol disse:

    Cara, que você vive em um mundinho solipsista em relação a games já está comprovado mas queria saber qual é a neurose que faz com que você afirme que The Doors não fazia música…

    Curtir

  16. Leo disse:

    Nossa… Acompanhei a evolução dos games, partindo do telejogo, atari, e nunca vi tanta coisa sem cabimento escria num único texto.

    Comparar o clássico Quackshot do Mega com The Lucky Dime Caper do Master? Há realmente um abismo entre os dois, porque o jogo no Mega Drive é um clássico absoluto até hoje, incluindo Castle of Illusion.

    O Master System sempre foi muito divertido (mesmo desbancado pelo Nintendo), agora, dizer que é melhor que o Mega Drive é forçar muito a barra!

    Lembrando que o Mega Drive vendeu 29 milhões de unidades ao redor do mundo, enquanto o Super Nintendo vendeu em torno de 49 milhões (Wikipedia).

    A superioridade gráfica do Snes era visível, mas a Sega sempre soube divertir os proprietários do Mega com clássicos inesquecíveis como Altered Beast, Shinobi, Streets of Rage, Quackshot, Greendog, Castle of Illusion, entre tantos outros que, se for citar, precisarei escrever uma outra matéria.

    Cada console teve seu valor: Super Nintendo e Mega Drive, pra mim, foram os consoles que mais contribuíram para o mundo dos games em se tratando de criação, superação de barreiras e implementação de padrões ( O controle do Playstation é claramente inspirando no do Snes).

    Agora, PS3 batendo no Xbox 360? Querido autor, ou suas fontes estão totalmente equivocadas, ou este prezado texto foi baseado em fatos de ficção, o qual já estou começando a considerar, seriamente.

    um abraço!

    Curtir

  17. Lucas Hinz disse:

    Concordo na parte que o 360 ta tomando surra do PS3
    o 360 não tem culhão nem história para fazer exclusivo, só alan wake foi decente.

    Sei disso pq meu 360 ta 6 meses levando poeira, enquanto o ps3 atualmente to com gt5, esperando algum exlcusivo do 360…

    Curtir

  18. Dante disse:

    “O problema deste texto é que o autor afirmou vitórias sem o menor cabimento. Mega Drive foi um fracasso somente no Japão, na Europa, nos EUA e aqui no Brasil foi um enorme sucesso. A SEGA americana chegou em um ponto onde dominou totalmente o mercado de games ocidental, deixando a Nintendo comendo poeira. Só começaram a perder depois que foram obrigados pela burra da SEGA japonesa a abandonar precocemente o Mega, e foi ae que a Nintendo venceu a guerra dos 16-bits. Basta ler o artigo da IGN sobre a história da SEGA e conferir.

    Mas uma coisa eu concordo: O Master System é foda! =D” [2]

    Curtir

  19. danielgfm disse:

    Parabéns pelo texto não ter fatos e dados prudentes, apenas achismos e mais achismos. Será que o dono da “verdade” realmente jogou os tais jogos nas suas devidas épocas? Creio que não.

    Curtir

  20. Big Lui disse:

    Sinceramente nem ligo mais para isso…
    Esse negócio de que bateu em quem parece coisa de menino espinheto queijudo querendo provar que tem o falo maior (Freud explica isso…)
    Eu gosto da SEGA e seus consoles, independente de que posição ela estava no mercado.
    Tanto o Master quanto Mega teve seu momento e um não deu o sova no outro, tanto que tenho os 2 e gosto igualmente deles. O SNES poderia ser até superior, mas nunca sucumbi ao seus encantos. No máximo eu ía jogar na casa nos meus amigos ou em locadoras, pois não tenho frescura para isso. Agora comprar… sem chance!

    Curtir

  21. Leandro disse:

    O Mega sofreu do mesmo problema que o N64. Sem as principais softhouses a coisa ficou complicada. Se a Square, Enix e outras explorassem o Sega CD e o Mega, a disputa quase mágica da era 16 bits seria mais fantástica ainda!

    Eu sempre achei o som do SF do Mega melhor do que o do SNES, principalmente nas vozes.

    Curtir

  22. Sérgio disse:

    Escrevi um supertexto aqui e a m… do computador fez o favor de apagar. Resumindo:

    1- Essa discussão Sega x Nintendo, Sony x Microsoft é uma grande bobagem. Todas as gerações tem consoles similares, inclusive na qualidade dos jogos. O que diferente de importante, mesmo, é só a estratégia (onde o texto deveria ter terminado, nos 1ºs parágrafos). Leia-se também “marketing”.

    2- Querer afirmar uma supremacia do S-Nes sobre o Mega é natural, vindo de nintendistas (e vice-versa). Querer afrimar a supremacia do Master sobre o Mega (e, pior, chamar de “sova”) é apelação ou desconhecimento. Como bom conhecedor dos jogos de Master e Mega, posso afirmar que nenhuma comparação feita entre os jogos se sustenta.

    3- Desqualificar opiniões em contrário, como estratégia de convencimento, também foi um tiro no pé da argumentação. O leitor percebe rápido quando o texto é muito tendencioso. Parei de levar a opinião a sério a partir do 3º parágrafo.

    4- O Master e também o Mega até outro dia ainda eram comercializados no Brasil e outros países em desenvolvimento. Acho que só isso já mostra o equívoco que é dizer que as gerações 8 e 16bit foram “vencidas” pela Nintendo (se não for outra bobagem falar em “vencedores” – ou a Coca vence a Pepsi? a Nike vence a Reebook? a Microsoft vence a Apple? a Líder vence a MRV? a Garoto vence a Lacta? a Cotochés vence a Itambé? a Fiat vence a VolksWagen? a Fender vence a Gibson? )

    5- Tinha outras coisas a dizer, mas não acrescenta nada à discussão.

    Curtir

  23. Luiz Dantas disse:

    Como já foi dito antes nos comentários, a briga do Mega Drive com o SNES foi pau a pau e até hoje, ninguém sabe com certeza quem venceu a briga nos EUA, mas dizem que o Mega venceu por pouco. Já o Master System, pelo menos de acordo com os podcasts americanos que ouvi, era uma nulidade por lá.

    Mas eu concordo com você sobre o Sonic. As versões do Master System eram menos ocupadas e justamente por isso mais gostosas de jogar. Não eram como as do Mega Drive, com fazes desnecessariamente gigantescas e que não se decidiam se eram jogos de plataforma ou estilo “corra-feito-um-louco-até-o-final”. Duas opções diferentes de design que se chocavam o tempo todo.

    Curtir

  24. Stefan disse:

    O Mega Drive não levou uma sova do Super Nintendo, pelo contrário, lutou em igualdade, tanto que é uma das batalhas clássicas entre consoles, e ficava na frente do SNES até o lançamento de Donkey Kong Country, ponto para a Rareware. O problema foi a Sega em lançar o sega CD e o 32 X e o Saturn um em cima do outro, enquanto a Nintendo e Sony se focavam em N64 e PSX respectivamente.

    Primeiro você deve pesquisar, depois falar,
    isso é básico….

    Curtir

  25. Gisele disse:

    Concordei em muitos aspectos. A reclamação procede, sim. Claro que não podemos condenar o Mega Drive, mas em muitos pontos o Master deu um show. Não comprei o Mega, mas tenho até hoje (e funcionando) o meu Master (adquirido na era 64 bits).

    Curtir

  26. Walber disse:

    Eu concordo sempre com algumas coisas e discordo de outras, mas nessa vc bateu o recorde, pois não há absolutamente nada proveitoso nesse texto.
    1- O mega drive levou surra na console war? Só no Japão. Nos EUA, Brasil, e grande parte da Europa o console foi um sucesso imenso. O SNES só venceu pq, logo após o lançamento de Donkey Kong, a Sega retirou precocemente o Mega do mercado pra se dedicar ao Saturn.
    2- O Mega Drive nunca dividiu mercado com o Master System, mesmo pq o Master foi um fracasso em quase todos os países em q foi lançado. Só ficou durante tanto tempo no mercado pq em alguns países como o Brasil, ele fez um sucesso imenso. No japão, ele só durou até 1989 (foi lançado em 1987, 2 anos no mercado é muito pouco, não se esqueça q o SNES foi lançado em 1991 e só saiu do mercado em 1999) e nos EUA, chegou ao cúmulo de ser retirado de linha e posteriormente relançado.
    3- XBOX 360 apanha do PS3? De onde vc tirou isso? Do site da Sony?
    4- Os jogos citados foram, quase todos eles lançados DEPOIS de suas respectivas versões de Mega. A única exceção é o Alex Kidd, q só era legal no Master, assim como Sonic só era legal no Mega. O SF2 de Master por exemplo, foi lançado em 1997, vc queria o q? Quanto ao Ninja Gaiden, ele só está disponível DE FATO no Master, pois a versão Mega era simplesmente uma versão beta q nunca chegou ao mercado, mas foi disponibilizada para testes(a Sega fez isso com muitos jogos, inclusive Sonic 2, isso era parte da estratégia de MKT deles). E mesmo assim, Ninja Gaiden de Master melhor q o de NES? Tenha dó…

    Enfim, gosto é gosto. O SNES era infinitamente superior ao Mega, mas o console da Sega tinha, sim, muitas qualidades e teve jogos clássicos, que mesmo quem era fã da Nintendo gostou. Vc já jogou Kid Chameleon, Chakan, Shadow Of the Beast (Sim, o de AMIGA era melhor, mas tinha de SNES?), Sonic & Knucles, Rocket Knight (muito melhor q o de SNES, por sinal), e principalmente, Gunstar Heroes (esse jogo foi um verdadeiro milagre tecnológico, estava pau a pau com qualquer jogo de SNES)? Aposto q não, pois se tivesse conhecido esses jogos, com ctz não estaria falando tanta bobagem. Informe-se antes de escrever, os textos precisam ser baseados em fatos REAIS e não em mera preferência. Daqui a pouco vc vai falar q o Saturn foi um sucesso e o PS1 era uma porcaria…

    Curtir

  27. Luiz Eduardo disse:

    Bem, eu concordo em muitas partes, e discordo em muitas também.

    Concordo:

    * Realmente boa parte dos jogos bons do mega estavam em coversões de arcade imperfeitas.

    * Tentaram esconder as fraquezas do console com uma porcaria de boost processador que nunca foi usado, fora no jogo sonic.

    * As músicas do sonic 1 do master dão um pé na bunda nas do sonic 1 do mega drive, mas se for comparar com as músicas do sonic 3, compostas todinhas por Michael Jackson, a coisa muda, e muda muito.

    Discordo:

    * Golden Axe não precisa ter mais dificuldade para ser melhor, a dificuldade não faz um jogo, do contrário, ghosts’ n Goblins seria o melhor jogo do universo, e não é.

    * Sendo sincero, o mega drive começou a decair para o snes depois do seu lançamento, mas que levou um sova muito grande como você disse, eu acho um pouco exagerado. A sega cavou o buraco quando resolveu criar o sega cd muito cedo e o sega 32x muito tarde. Se ela levou uma sova como você disse, foi porque ela quis mesmo. :D

    Curtir

  28. Adinan disse:

    O problema deste texto é que o autor afirmou vitórias sem o menor cabimento. Mega Drive foi um fracasso somente no Japão, na Europa, nos EUA e aqui no Brasil foi um enorme sucesso. A SEGA americana chegou em um ponto onde dominou totalmente o mercado de games ocidental, deixando a Nintendo comendo poeira. Só começaram a perder depois que foram obrigados pela burra da SEGA japonesa a abandonar precocemente o Mega, e foi ae que a Nintendo venceu a guerra dos 16-bits. Basta ler o artigo da IGN sobre a história da SEGA e conferir.

    Mas uma coisa eu concordo: O Master System é foda! =D

    Curtir

  29. Marcio disse:

    John, o termo ista que vocês adoram usar não se encaixa no meu perfil, já que tenho vários video games de várias marcas. Eu disse que na MINHA OPINIÃO o Playstation é melhor, não disse que é a verdade absoluta, mas você parece querer que a sua opinião seja absoluta pelo modo arrogante que fala, tentando me atacar pq ficou nervosinho com a minha opinião. Pra começar você não me conhece pra afirmar nada a meu respeito. Esse é o seu grande argumento? Ressalto novamente que eu dei MINHA OPINIÃO, se você não gostou problema seu. Video game da Microsoft, se me der de graça eu jogo no lixo, não me importa que domine a modinha de mercado dos Eua. Eu não vou atrás de vendas pra comprar um video game, eu vou atrás do que me agrada, não compro um video game porque só meu vizinho tem um.Eu também não estou ganhando nada da Sony ou Microsoft pra ficar falando que tal video game vendeu não sei quanto e tal não vendeu como se fosse um garoto propaganda. Começar aprender a respeitar as opiniões sem atacar as pessoas seria um bom começo para você, isso sim é futilidade.

    Curtir

  30. Elsydeon disse:

    Mesmo sendo um ferrenho defensor do Master System por seu poder de processamento e capacidade de gerar títulos indiscutivelmente perfeitos (alguns inclusive citados no post) não consigo apoiar quaisquer dos parágrafos do texto.

    Sonic do Megadrive foi um divisor, melhorando a cada versão. Sonic 2 é maravilhoso (cheguei na época a gravar fases em VHS pra ficar admirando com mais tranquilidade as fases depois) e dizer que o Sonic do Master System foi melhor não dá, por mais que goste do jogo e o tenha terminado também na versão 8 bits.
    Que extraíram leite de pedra do Master pra fazer as versões de SF2, MK e Sonic eu concordo. Que bateram a supremacia de 16 bits? Sorry. O que poderia no máximo concordar é que o Master System teve um carisma em terras tupiniquins que não vi em nenhum outro console.

    Outra comparação infeliz: “Xbox 360 apanha severamente do Playstation 3”. Onde, cara pálida? Jogo Forza3 e GT5, Soul Calibur, BioShock e Modern Warfare 2 em ambos e são basicamente a mesma coisa. Em nenhum momento consigo olhar pra qualquer jogo e pensar “Wow, essa fluidez/imagem/som/jogabilidade o outro não consegue fazer”. Aliás acredito que seja o momento da console wars onde o hardware seja o mais equiparado de toda história. Pra mim a decisão entre um e outro é basicamente “Blu-ray vs. Live”, salvo você seja muito apaixonado por algum dos exclusivos.

    Gostei do tom provocativo do título mas não senti embasamento e solidez no texto, que aliás não posso discordar mais. Creio que seria mais interessante um dos infindáveis posts de “porque o Master System era melhor que o NES”, algo que muitos discordam mas que ao menos é possível de provar.

    Curtir

  31. John disse:

    Leitor Marcos

    Você é apenas um mero sonista que quer falar bonito para tentar inferiorizar o XBOX, que continua vencendo no mercado, na Qualidade e na diversidade com o KINECT.

    Simplismente digo: A placa de video do XBOX é melhor que a do PS3, muito melhor, então usar a desculpa do Blu-Ray se torna severamente nula.
    Mesmo com a diferença de 1 ano de lançamento, PS3 não conseguiu ainda atingir à renda de XBOX, então não utilize do 1 ano para dizer que o PS3 venderia mais, pelo menos em toda Europa e America, todos preferem XBOX à PS3.
    Então antes de querer se passar de esperto e inferiorizar o XBOX por sua rivalidade futil sonista, recomendo entrar por dentro do assunto do que enrolar os leitores.
    Abraços.

    Curtir

  32. Marcio disse:

    Bom, eu acho essas comparações infundadas. Comparar 8 com 16 bits não tem muito fundamento. É que também é triste, se for comparar o Master com o Nes, da até dó… o nes Engole o master, assim como o Snes engole o Mega Drive. O problema da Sega sempre foi insistir no erro de querer lançar consoles. Agora sim ela ta fazendo certo, apenas como produtora de jogos.

    Sobre os consoles atuais, o Xbox pode dominar o mercado americano (aliás, o que domina la é sempre a moda mesmo), mas o Playstation é infinitamente superior em questão de qualidade. Aliás pra mim, microsoft é sinônimo de lixo. Eles nunca conseguiram fazer nem um sistema operacional que preste que é o forte deles, que dirá um video game decente.

    Curtir

  33. dBug disse:

    Caro Rudy, essa comparação entre Master e MegaDrive não tem o mínimo cabimento. Tudo bem que o Mega podia ter algumas falhas no começo. Tudo bem dizer que o SuperNES era superior ao Genesis. Agora dizer que o Master era superior ao Mega Drive, não tem como!

    Super Monaco GP foi um divisor de águas nos games de corrida para console. Comparar com a versão 8bits é exagero. Eu, particularmente, não gostava do Master System. Os jogos eram coloridos demais, sempre com uma temática infantil. Até acredito que muita gente que jogava NES migrou pro Genesis, devido à variedade de games mais adultos.

    Mudando de assunto, ainda dentro do tema, como assim o PS3 tá batendo o Xbox360? Só se for em vendas no Japão, pq nos EUA o Xbox tá disparado na frente. Mesmo na soma total, ainda continua bem à frente do PS3. Realmente a Sony conseguiu se recuperar no último ano, mas falta mto pra chegar perto da Live e conquistar o mercado americano. Promessas como GT5 e Killzones da vida acabaram com a “seriedade” da marca. Só se salvam Uncharted (graças à Naughty Dog, óbvio), Heavy Rain e talvez God of War… Agora comparar qq título desses ao sucesso de Halo e Mass Effect (games q nem sou fã), não tem como.

    O Master System e seus Alex Kidds eram somente brincadeira de criança.

    Curtir

Deixe um comentário