As mulheres mais velhas jogando fora o que têm de melhor

 

A relação amorosa entre homens e mulheres mais velhas é uma realidade e representa a mudança natural de tudo que existe. Eles com seus motivos procurando mulheres mais velhas e elas, também com seus próprios motivos, permitindo a experiência com homens mais novos. A experiência é válida. Em toda relação os anseios de cada um que são satisfeitos pelo outro, e vice-versa, tornam a união proveitosa para ambos, pois um dá ao outro aquilo que este precisa e obtém dele aquilo que quer. Apesar disso, o relacionamento afetivo entre homens e mulheres mais velhas está ficando cada vez menos satisfatório para eles na medida em que elas não estão mais lhes satisfazendo naquilo que eles outrora nelas procuravam e achavam.

A mulher mais velha está deixando de ser a mulher, que pela experiência de vida adquirida pela idade dotava dos atributos da maturidade, para se tornar apenas uma mulher envelhecida com postura de guria. Aquilo que o homem ansiava numa mulher e nela encontrava, estabilidade emocional, temperança, estima, ponderação, realização pessoal e outras virtudes da maturidade, está sucumbindo frente ao medo que ela tem de viver a idade que tem. O medo de envelhecer e a necessidade de inclusão na sociedade do “espírito forçosa e eternamente jovem” fazem-na sonegar a vivência plena da idade que tem. Assim as mulheres mais velhas estão deixando de expressar as qualidades da maturidade e jogando fora seus maiores atrativos.

Mulheres cada vez mais velhas se portam como se cada vez mais novas fossem e beirando e até passando os 30 anos ainda pensam que são gurias. Vestem-se com roupas de adolescentes, vão em festas essencialmente para jovens, se portam como gurias e fazem questão de mostrar ao mundo que são materialmente jovens, apesar de não serem. Por mais que a idade seja um estado de espírito e que a idade física nada diga sobre a essência, o medo de envelhecer não pode ser tamanho que impeça cada um de viver a idade que tem. O medo que estas mulheres têm de envelhecer lhes cega para a realidade de que com 30´s e 40´s anos já não têm mais 18 e 20´s para fazer o que faziam e o que se faz com estas idades.

É certo que os padrões embutidos pela sociedade, como o que fazer e como se portar em cada faixa etária, não devem ser seguidos às cegas, mas o amadurecimento faz parte da vida. Se o homem não precisasse estar criança não nasceria bebê e se não precisasse viver a velhice não envelheceria. A mulher que vive a fase adulta e reluta em viver como tal está sabotando um processo natural que todo ser vivo obedece não como um padrão social mas como uma lei natural e ir contra uma lei natural é ir contra si mesmo. Nascer, crescer, reproduzir e morrer fazem parte da vida e crescer é amadurecer, não apenas envelhecer. Olhar pra trás e ver que mudou a ponto de não fazer com 30 anos o que fazia com 20 é uma dádiva, não uma maldição.

O mundo pronto em que vivemos nos dita como viver. Devemos ser felizes para sermos aceitos e esta felicidade é o que nos dizem ser felicidade. Por isso devemos ser extrovertidos, engraçados e populares, estar sempre sorrindo, ter vários amigos, ter o celular do momento, bons carros, boas roupas, beber, estar sempre dispostos e tirar foto de tudo para expor e servir de prova da felicidade. Este conceito de felicidade foi criado e é mantido em razão da juventude e do que também foi dito representar o espírito jovem. Não ser jovem virou sinônimo de não ser feliz e quem não é feliz não é aceito. Existe a necessidade de parecer jovem para parecer feliz e ser aceito, mesmo que toda esta pretensa felicidade não faça verdadeiramente feliz o ser.

Porém, nem todo homem, por mais jovem que seja, segue e se contenta com este padrão de felicidade imposto e tem necessidade de sair em todas as baladas, esquentas e afters, passar todo fim de semana bebendo, ficar toda hora tirando fotos para expor aos outros, andar com centenas de pessoas e ficar todo o tempo sorrindo e pulando de alegria para se mostrar feliz. Alguns homens, por suas próprias razões, simplesmente não se interessam por este tipo de vida movida pelo apelo de juventude e por isto procuram mulheres mais velhas justamente por acharem que estas, já tendo passado pela adolescência e juventude, tenham transcendido esta carência e possam assumir um relacionamento onde os únicos a quem se deve prestar contas sejam eles mesmos.

Foi pelo tempo que a mulher mais velha aprendeu tudo aquilo que as mais novas não sabem e que tem atraído tanto o interesse masculino. Alguns homens cansaram-se de relacionamentos com mulheres mais novas, que mesmo mais atraentes fisicamente, através de sua conduta regularmente imatura tornam a relação insustentável. O homem em um relacionamento, acima de tudo, quer paz e a mulher mais velha, por sua experiência de vida aprendeu a ser menos ansiosa, menos apreensiva, menos efusiva, menos dramática, menos preocupada, mais cautelosa, mais prestativa e a respeitar o espaço e o tempo do homem; qualidades positivas da mulher que são aproveitadas por ambos na relação e que não devem ser sacrificadas pelo medo da idade.

Os homens que procuram as mulheres mais velhas obviamente esperam que estas não sejam e não hajam como as mais novas; que beirando os 30 anos ainda manifestam insegurança, tempestuosidade, intemperança, ansiedade, imaturidade, insensatez, preocupação com a opinião alheia, desespero por baladas e fotos e procura por relacionamentos tipificados. Diante o exposto, é fácil pensar que se o homem quisesse uma mulher com a conduta imatura de uma mulher jovem iria preferir uma jovem à uma mais velha, pois sendo elas por elas na questão do comportamento o exterior naturalmente mais em conta da mulher mais nova faria esta valer mais à pena. Se é para ficar com uma mulher imatura, que seja uma imatura de 18, não uma imatura de 40.

Em relação ao sexo, o receio da entrega na relação, que consequentemente se traduz em uma pior relação sexual para ambos já que não existe boa relação sexual com preocupações em mente, advém do medo resultante da inexperiência e da preocupação com a opinião alheia, que faz recear o que os outros e até mesmo o parceiro possam vir a pensar. Situações estas que a mulher mais velha presumidamente deve ter transcendido; apesar de que a experiência sexual não tenha necessariamente a ver com a idade da mulher, já que muitas casam cedo e passam décadas com o marido, sendo este seu único parceiro, e quando divorciadas não possuem a experiência prática que os homens ingenuamente tanto esperam.

A partir do momento em que a mulher mais velha, em razão de seus demônios internos, medos e inseguranças, persiste em agir, interior e exteriormente, como se nova fosse, ela deixa de dar ao homem mais novo aquilo que ele procurava nela e que é o seu diferencial em relação às mais novas. O homem que procura uma mulher mais velha a procura por ser mais velha e se ele mesmo a aceita desta forma não há razão para que ela não se aceite desta forma e viva preocupada em mostrar-se mais nova em todas as formas. O medo que as mulheres mais velhas, que se relacionam com homens mais novos, têm de serem trocadas por mulheres mais novas tem razão de existir somente se estas se preocuparem em parecerem mais novas.

A pessoa bem resolvida e feliz consigo mesma não tem problemas em envelhecer e viver e dizer a idade que tem. O espírito alegre e feliz não é o espírito jovem, mas o espírito consciente que adquiriu a sabedoria, pela experiência e vivência, que lhe traz a verdadeira paz interior. O relacionamento amoroso entre um homem e uma mulher mais velha não é errado de forma alguma, pois a Vontade e o desejo de cada um não estão condicionados à certidão de nascimento; mas a sonegação das fases da vida é um atentado contra a própria natureza e contra a própria vida. O adulto que pensa ser jovem e passa a viver como jovem sonegando sua iniciação à fase adulta está cometendo suicídio de uma parte de sua própria vida.

 

39 comentários sobre “As mulheres mais velhas jogando fora o que têm de melhor

  1. Bruxa da Lua disse:

    Bem.. eu tenho 39 e não me considero nada velha, para mim, mulheres “velhas” são acima do 50 e olha lá, o texto é bom, só errou na idade das ditas mulheres de mais idade, e que cada um é feliz do jeito que é!! E viva a diferença!!

    Curtir

  2. sandra disse:

    Se eles me procuram para beijar na boca e pra fazer sexo vou mesmo…o corpo e a mente é da mulher e não da sociedade machista que procura um ideal de mulher para explorar…

    Curtir

  3. Rokhsana disse:

    Vejo que muitos homens jovens procuram mulheres maduras por um motivo: segurança economica….E sao poucos casais desse tipo que ficam juntos até que a morte os separem…pq geralmente o homem mais novo, acaba procurando mulher mais nova….Cirurgias Plasticas nao fazem milagres depois dos 60…E muita mulher acaba com coraçao partido ….

    Curtir

  4. STELA disse:

    Meu DEUS! que teem essa gente a ver com a vida umas das outras? se cada um cuidasse bem da própria vida, e tentasse fazer(e não falar) da vida alheia, certamente que não encontrariam tempo nem motivos para se intrometerem nas particuladades delas.Cada um que responda por suas escolhas e atos. Problema ou não, de cada um! se são felizes assim, QUE ASSIM SEJA!! O ETERNO já teria dito na Bíblia” NINGUÈM abaixo dele, tem o DIREITO de julgar ao outro! portanto, vão procurar cuidar da PRÓPRIA VIDA! QUE MANIA DE CUIDAR DAS DOS OUTROS, ESQUECENDO ASSIM QUE ALGUÉM NESSE EXATO MOMENTO PODERÁ ESTÁR CUIDANDO DAS SUAS…

    Curtir

  5. Neide disse:

    As pessoas precisam se amar e serem elas mesmas, antes de querer amar alguém, sem se preocuparem com o que vão pensar, afinal isso é dos outros. A confiança em ser o que é, garante uma postura radiante se os personagens assumem-se, sem querer copiar padrões que não lhes pertencem mais.

    Curtir

  6. neusa ferreira disse:

    O equilibrio deveria ser uma característica da idade, porem nos comentários deste texto li absurdos escritos por mulheres de 40 anos, até picuinhas. Mas pessoalmente gostei do texto. O que seria interessante era que voce escrevesse sobre mulheres com mais de cinquenta ou sessenta anos que se relacionam com homens jovens. Aos sessenta inicia-se uma fase muito diferenciada para mulher. Ela não pensa mais em correr riscos não. E um relacionamento com um homem mais novo, pode não pesar no início, ou nos primeiros anos, mas depois certamente irá pesar. Fisícamente e orgânicamente esta mulher já tem uma queda de energia, e algumas limitações começam a surgir. Natural não é?
    O homem por mais que seja apaixonado terá outros anseios que é proprio da idade. Escreva sobre isto querido. Nem tudo é flores não. Mas parabens pelo texto.

    Curtir

    1. Ângela disse:

      Incrivel é ver que o autor tratou mulheres “beirando os trinta anos” como mulheres velhas. Antes de filosofar sobre esse assunto, sugiro ao autor atualizar a sua mente. Parou em 1940.

      Curtir

  7. Ana Paula disse:

    Não discordo totalmente mas isso não é uma verdade absoluta, tenho trinta anos e uma bagagem razoável de emoções que me levam a insegurança e a falta de amor próprio, mas não significa que sou imatura… onde estão os homens de 30 anos?? estão nas baladinhas de jovens atrás de mocinhas… e onde ficam as mulheres de 30 anos?? nunca precisei ir atrás do amor.. ele não me fez falta até então.. meus passos foram guiados afim de chegar onde cheguei e ainda quero mais…

    Curtir

  8. Fernanda disse:

    Bom o mundo esta distorcido ,portanto as pessoas tambem, o principal atinge o amadurecimento da pessoa.
    Tem mulheres e homens novos com cabeça de mais velhos e mais velhos com cabeça de jovem.
    O homem novo que procura mulher velha tem aquela vontade de mulher madura, pois a maioria das mulheres deixam a desejar, cabecinhas pequenas e infantis, e isso vale par ao homem tambem.

    Curtir

  9. Carina Escaleira disse:

    Bom esclarecimento: torna claro o que o passar dos anos, por vezes confunde dentro de nós. Aceitar e simplesmente viver a favor da maré é tão mais fácil do que resignar o inevitável. O que não nos impede de, por vezes, recordar revivendo o quão bom é ser criança ingénua, adolescente irreverente ou, jovem adulto atrevido!Viva la vida!

    Curtir

  10. teresa garcia (@purytere) disse:

    <gente estamos de passagem que tal viver o hoje
    e deixar para o futuro os medos

    quem pode me ajudar e explicar ……..
    o que e ser jovem?
    o que e ser velho?
    pois me dou conta
    que quanto mais aprendo…………nada sei……..
    beijo
    fiquem com a natureza e muita luz
    purytere

    Curtir

  11. bernadete disse:

    adorei oque vc escreve. sempre me senti ridicula por atrair homens mais jovens,sempre pensei porque isso acontece comigo!!!!!!!
    pois nunca provoquei isso…depois de ler tua materia fiquei mais tranquila, comecei a etender melhor o porque???obrigado de coraçao bjossssss

    Curtir

  12. Nanci disse:

    adorei o texto, acredito na visão do escritor, acho que mulheres maduras são seguras e não precisa esconder a idade, ela é feliz e não esconde a idade.
    Transmite segurança e maturidade na relação.

    Obrigada.

    Curtir

  13. Edna disse:

    Excelente texto, concordo com o autor.
    A mulher tem q ter consciência q aos 40 anos,
    por mais antenada q seja o físico já tem certas limitações
    inerentes ao tempo, e não adianta ficar pagando de menininha,
    pq o cara mais jovem q se aproxima de uma mulher mais velha, o
    faz pelo conteúdo na maturidade, segurança, etc…
    Da mesma forma a mulher mais velha se for para ficar com um cinquentão imaturo, então o melhor é ficar com um garotão q por mais q seja imaturo tem muita lenha pra queimar!!

    Curtir

  14. Dante disse:

    O show de exibicionismo nos comentarios mostraram uma apatia normal nas mulheres modernas,isso sim.

    Concordo com texto e tal,mas poucas vao realmente entender,nao e um grito de salvacao em nome das coroas ou jargoes do tipo ”e a panela velha que faz comida boa” porque,se formos considerar comida,as novas sao ainda melhores.

    Mas falemos aqui no campo emocional e amadurecimento,que na modernidade,poucas conseguem atingir,infelizmente.

    Curtir

  15. luciapolonio@hotmail.com disse:

    Acho puro preconceito…

    “O primeiro repúdio ao namoro costuma surgir no seio da própria família, que supõe saber o que é melhor para seus membros embora nem sempre o que é melhor para eles, seja para o outro. Se um determinado membro da família considera não ser bom se relacionar com uma pessoa muito mais jovem, ele vai pensar que também não deverá ser bom para o outro. É preciso ter paciência com elas, evitando discussões e brigas que não levam a nada, procurando levar a pessoa amada a uma convivência mais próxima para que a conheçam melhor.

    Deixando de lado o preconceito esse tipo de relação, como tudo na vida, tem seu lado bom e seu lado ruim. O(a) mais velho(a) alimenta o receio de que possa, em algum momento, ser trocado(a) por alguém mais jovem e atraente. O(a) mais novo(a), por sua vez, sente medo de ser trocado por alguém mais velho, com mais experiência de vida.

    O fato de nos sentirmos atraídos em namorar pessoas de idade diferente não significa que tenhamos nenhum distúrbio, desde que estejamos falando de pessoas adultas é claro. Ocorre que nem sempre a nossa idade cronológica corresponde exatamente a chamada idade mental/emocional, ou seja, alguém de 40 ou 50 anos pode comportar como uma pessoa de 20, ou vice-versa.

    Não escolhemos a pessoa nem tampouco a idade dela para nos apaixonar, simplesmente a amamos, é algo um tanto quanto complexo para controlarmos, logo se você ama alguém e é correspondido invista nessa relação se ela a faz feliz, não olhe de lado e entenda que alguns dos que lhe criticam o fazem por estarem presos a velhos hábitos.

    Viver de forma diferente daquela a que se está acostumado causa ansiedade e medo. Os relacionamentos amorosos são exceção à regra. Contudo, é necessário ter mais coragem e discutir os valores que são transmitidos sem ser questionados, mas que sempre geram sofrimento. A diferença de idade no namoro é apenas um exemplo dos inúmeros PRECONCEITOS que estão arraigados às pessoas, limitando inteiramente a vida.”

    Curtir

  16. paula disse:

    Muito ridiculo seu texto…em q mundo vc vive pra dizer q mulheres de 30 anos são mais velhas, passadas até? faça-me o favor, numa sociedade em que cada dia se aumenta mais a expectativa de vida suas colocações são bem fora de parâmetro.

    Curtir

  17. M. Lúcia disse:

    Rudy ☽ ▲

    … “A mulher… está deixando de ser a mulher… Aquilo que o homem ansiava numa mulher e nela encontrava, estabilidade emocional, temperança, estima, ponderação, realização pessoal e outras virtudes da maturidade, está sucumbindo frente ao medo que ela tem de viver a idade que tem”…

    ESTA EXIGÊNCIA DEVE SER BILATERAL…

    VIVER SOB MESMO TETO “ESMAGA” MUITAS MULHERES POR TAIS EXIGÊNCIAS…

    A MULHER DEVE TER OUTROS FOCOS ALÉM DO RELACIONAMENTO…

    EU “ME PROIBO” SER / FAZER O QUE TIRA A MINHA PAZ…

    CURTO BOA QUALIDADE DE VIDA, MAS APRENDI QUE “EU ME BASTO”

    EU ESTAREI SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR NA MINHA VIDA…

    Curtir

  18. .. disse:

    Bom texto. Realmente, não só mulheres mais velhas, mas pessoas no geral costumam desperdiçar coisas boas que possuem. |

    P.S.:Criticar ou atacar pessoas que nem mesmo conhecem é algo um tanto quanto inútil. Ninguém deve satisfação da própria vida a ninguém; como pessoas gostam de se prender a bobagens..

    Curtir

  19. ana maria disse:

    Mana
    vc. recalcada 2, sou coroa e feliz! E vc é feliz! Garanto q. eu quase 40 sou bem melhor q. vc. tanto de corpo qto. mente do q. vc. q. se acha “jovem” e tem uma mentizinha… credo!

    Curtir

  20. Elaine disse:

    essa tal de mana é uma tremenda recalcada,q só faz odiar talves seja por isso q ela não tem tempo pra ver o q é o amor de verdade .
    e q o amor não tem cor sexo ou idade.
    tadinha uma ignorante

    Curtir

  21. Ana disse:

    Muito bom. Estou muito distante de 30, 40. Casei-me aos 24 anos com um de 45 (21 de diferença), foi bom; enviuvei, casei com outro, com diferença para menos, 13 anos, foi bom tb, separei, sem brigas, não deu mais; namorei, sempre com rapazes, (os coroas não me curtiam, nem eu a eles); lá adiante comecei uma brincadeira de “quem não quer e querendo”, com um menos 25 (da idade de meu filho primogênito), com o qual já contam bons 14 anos,quase 15. Não moramos juntos, cada qual tem sua vida, nem um depende do outro financeiramente, apenas nos damos bem em tudo que possa contar como uma experiência a dois dentro dos níveis de respeito, carinho, lealdade, sem cobrança de um lado ou de outro. Sei que é muito dificil acreditar (não preciso parecer jovem para ser amada, querida, desejada). O jovem não pode saber como é ser velho, mas o velho foi jovem e o sabe. O passar do tempo oferece um legado que bem aproveitado garante o que se alardeia com o nome felicidade, que na verdade é apenas viver – a vida é oportunidade.

    Curtir

  22. Mauro Bruno disse:

    Realmente é algo a se pensar frater. Sou de uma família onde todas as mulheres (mãe e cunhadas) são mais velhas (e não é diferença de 1 ou dois anos rsrsrs), rsrsr nunca namorei alguém mais velho, mas vejo os relacionamentos do meu pai e irmãos.

    Creio que o problema está na sociedade que já padronizou a dita “mulher ideal” e neste padrão a idade também está dentro. Muitas vezes mulheres mais velhas namoram garotões para se reafirmar perante a sociedade, indiretamente falando que ainda está no “padrão”. Pra mim caí na mesma que “jogadores de futebol namorando mulheres loiras”.

    Claro, em nenhum momento disse que é errado uma mulher namorar um homeme mais novo, tão pouco um jogador de futebol namorar um mulher loira, ainda bem que o amor não é preconceituoso, mas que ele realmente exista nessas relações e não seja só uma situação cômoda para o casal.

    Curtir

  23. Dr. Sem Noção disse:

    Finalmente…finalmente um texto excelente!!!

    Parabéns, concordo com quase tudo o que foi dito. Só não concordo que insegurança e ansiedade sejam características de pessoas imaturas, mas fazem parte de TODO Ser Humano.

    Tirando isso…excelente texto!

    Curtir

  24. Moll disse:

    Pois é, uma das primeiras coisas que as mulheres devem aprender com a maturidade é não viver em função de agradar os homens, tampouco em função de se preocupar com o que seria “adequado” pra idade.

    Tem vontade de se vestir como adolescente? Se vista! Eu acho ridiculo, ma s e dai? Você me deve alguma coisa? Sou alguem importante na sua vida? Isso vaz de você uma pessoa pior moralmente?

    Tem vontade de ficar em casa se queixando de dores e fazendo bolo? Faça isso também! Eu acho uma perda de tempo; entre adolescente e velhinha, prefiro falsa adolescente. Mas e dai o que os outros pensam? Se você nao magoa ninguem, se você procura se correta, é isso que conta.

    Curta sua vida do jeito que VOCê gosta de curtir!

    Curtir

    1. Rose Mary disse:

      Concordo plenamente com vc. Cada um faz de sua vida o que quiser desde que nao prejudique ninguem. Sentir um pouco de inveja, rancor, sei lá na fala do autor. Pra mim, o importante é ser feliz.

      Curtir

  25. ana maria disse:

    Já ouvi outras vezes vc. criticar as coroas, qual é o eu problema?
    Sou praticam. uma coroa, 39a., separada, mãe de adol.14a., namoro há 2 anos homem de 27 anos, sou estudante, trabalho, sou bem resolvida e mto. feliz, por sinal mto. mais agora q. antes qdo. era adolesc.

    Pq. vc. ñ. fala tb. dos eternos meninos de 30,40,50,60 q. jamais vão crescer e virar homens de verdade !!!!

    Curtir

  26. Natali Sorrentino disse:

    Cada um namora com quem quiser, de qual idade for,mas tem pessoas mais velhas que passam do bom senso e realmente pensam que são novas pra fazer certas coisas e acabam ficando ridículas.

    Curtir

Deixe um comentário